O Conselho Regional dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul emitiu uma nota de repúdio em resposta às declarações da atriz Daniela Escobar
(Foto: Reprodução / Youtube)
Ao abordar suas experiências em hospitais tanto no Rio Grande do Sul quanto em Beverly Hills, Estados Unidos, Daniela Escobar destacou a aparência das enfermeiras, descrevendo-as com unhas compridas vermelhas, batom vermelho, maquiagem pesada e cílios postiços. A atriz questionou a adequação dessas características e chegou a sugerir que elas estariam mais preocupadas em "catar médico" ou se envolver em festas, o que provocou indignação na classe profissional.
“Sabe uma coisa que me chamou muita a atenção tanto no hospital do Rio Grande do Sul, onde eu fiz a cirurgia, quanto em Beverly Hills, Los Angeles? Unhas compridas vermelhas, batom vermelho, maquiadésimas, cílios postiços. Parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar ou indo pra festa daqui a pouco”, disse. “Se bota isso numa novela não vão dizer que é ridículo? Que não existe? Que o diretor de arte é um imbecil? É assim a vida real, tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. Da onde essa mulher saiu? Como ela está maquiada? Elas vão lá para ‘catar médico’, para casar”.
O Conselho Regional dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul prontamente emitiu uma nota de repúdio em resposta às declarações de Daniela Escobar, considerando-as desrespeitosas e preconceituosas.
“O Coren-RS repudia veementemente a declaração da atriz Daniela Escobar durante episódio do podcast ‘Papagaio Falante’, em que se refere que mulheres profissionais de enfermagem que usam maquiagem e cílios postiços, fazem isso para 'catar médico'. A fala da atriz desrespeita as trabalhadoras da categoria, já que a forma como se maquiam e se cuidam esteticamente em nada tem a ver com a assistência prestada aos pacientes”, diz o comunicado da entidade, postado abaixo na rede social.