Dona de uma trajetória política invejável, Adilza detém larga experiência administrativa, adquirida à frente de várias pastas em que foi auxiliar do prefeitos Beto de Chico e Salatiel.
Ela foi também vereadora e presidenta da Câmara Municipal de Santa Cecília.
A pré-candidata revela sentir-se estimulada para o desafio, especialmente por “conhecer os anseios do povo de Santa Cecília “.
“De todas as minhas experiências de vida e na política, a que mais festejo e agradeço a Deus é poder ter convivido com o povo de Santa Cecília, e conhecer suas necessidades e seus anseios”, revela.
Adilza disse que pretende desde já dialogar com todas as forças politicas que pretendam somar no seu projeto.
“Vamos seguir juntos por uma Santa Cecília desenvolvida e para todos!”, bradou.
UM POUCO SOBRE (ADILZA SILVA).
Eu sou Adilza, nasci no dia 27/07/1969, no Sítio Zé de Moura, filha do casal de Agricultores: JOSÉ AGRIPINO DA SILVA e MARIA JOSÉ LIMA DA SILVA. Fui a sétima gestação dos 15 filhos do casal, sendo eu a 3ª filha do sexo feminino.
Vivi toda minha infância no sítio Zé de Moura, onde trabalhei na roça com meus pais e meus irmãos.
Fiz a alfabetização na Escola José de Andrade de Souza, situada no Sítio Capoeira de Santa Maria do Cambucá – PE. Estudei da 1ª a 4ª série na Escola Manoel Calixto da Silva, no Sítio Zé de Moura.
No ano de 1983, aos 13 anos de idade, viajei para o povoado de Poço Fundo em Santa Cruz de Capibaribe para aprender a costurar, onde morei na casa do meu Tio Cazuza, tendo cursado a 5ª série. Ao término do ano letivo, retornei para o sítio Zé de Moura, e no ano seguinte, continuei meus estudos na Escola José Batista de Souza em Vertente do Lério – PE.
Em 1987, Iniciei o curso de magistério na Escola Estadual Severino Farias, em Surubim – PE, mas desisti por me comover com a situação financeira do meu pai que se valia do trabalho alugado para sustentar a família.
Em 1990, trabalhei em Recife de carteira assinada como costureira, e quase que semanalmente retornava para visitar minha família no sítio Zé de Moura.
Em 1991, assumi o Cartório de Registro civil de Santa Cecília, na função de Escrevente A’doc. Fui uma das fundadoras da Associação dos Moradores do Zé de Moura, onde cheguei a assumir o cargo de Presidente, e consegui diversos benefícios para a associação, como medicamentes, carro pipa para abastecimento de agua para os sócios, entre outros benefícios.
Em 1992 fui candidata a Vereadora pelo Município de Umbuzeiro, e considero que obtive uma boa votação pela minha situação na época.... eu não tive apadrinhamento político, entrei com a cara e a coragem.
Em 1993, fui servidora da Prefeitura de Umbuzeiro e retomei meus estudos cursando o curso de contabilidade na Escola José Batista de Souza, em Vertente do Lério – PE. T4abalhava durante o dia e estudava à noite.
Lembro que continuei na Batalha com Seu Chiquinho Cizino, que era meu incentivador, em prol da Emancipação Política de Santa Cecília, participando como militante dos movimentos políticos, e em 1995, fui uma das lutadoras na campanha porta a porta pelo plebiscito para a emancipação política do Município de Santa Cecília – PB.
Em 1996, fui candidata a Vereadora no recém emancipado Município de Santa Cecília, e fui coordenadora geral da Campanha do então Candidato a Prefeito pelo PMDB, Antônio Gomes, e fui eleita a primeira mulher a assumir a Câmara Municipal de Santa Cecília. Me destaquei dentro do meu mandato, como uma vereadora atuante e defensora dos menos favorecidos. Sempre dedicada e ativa, abdicava de interesses pessoais em prol do interesse coletivo.
Em 1998, tive a oportunidade de reivindicar e consegui junto ao então Governador, o Saudoso Zé Maranhão, a eletrificação rural da comunidade do Zé de Moura, minha terra natal, quando beneficiamos 80 famílias.
No mesmo ano, também retomei meus estudos e fiz o curso superior em Administração de Empresas na FACAL, na cidade de Limoeiro – PE, quando prestei vestibular e me tornei a primeira jovem do Município de Santa Cecília a cursar o curso superior. Sempre autêntica e verdadeira em minha posição política, não deixava de ser alvo de polêmicas entre a classe política de Santa Cecília. Eu brigava muito com os Políticos para defender o povo sofrido.
Em 2000, fui reeleita vereadora pelo PMDB, e em seguida, fui eleita Presidente da Câmara Municipal de Santa Cecília para o biênio 2001-2002, onde fiz uma brilhante atuação e me destaquei mais uma vez, tanto por fazer oposição, quanto por ser companheira e lutadora dentro do nosso grupo Político, quando mantive a oposição unida, Coordenei a campanha eleitoral de 2002, para Governo do Estado e Deputado Estadual, e nosso candidatos de oposição foram vitoriosos dentro do Município de Santa Cecília.
Em 2004, muito decepcionada com a corrupção na política e o jogo de interesses pessoais, resolvi recuar e retirei meu nome da disputa eleitoral.
Em 2005, mais uma vez passei uma temporada em Recife, acreditando eu que não retornaria mais para minha terra, mas o destino me mostrou que meu lugar era aqui, e eu voltei e reassumi meu cargo efetivo na Secretaria de Saúde.
Em 2008, me envolvi novamente na campanha política, quando fui coordenadora Geral da Campanha do candidato a Prefeito Beto de chico, e coloquei meu nome como candidata a Vereadora para completar a composição feminina, mas não me elegi.
Em 2009, assumi a secretaria de Administração na segunda gestão do Prefeito Beto, e fizemos um ótimo trabalho quando passei a ter uma visão mais detalhada sobre os reais problemas da gestão Municipal. Sempre trabalhei com seriedade e respeito ao serviço públicos e à população, sempre zelando pelo patrimônio Público Municipal.
Em 2012, coordenei a campanha eleitoral do Prefeito Salatiel, e continuei como Secretaria de Administração em sua gestão de 2013 a 2016.
Em 2016, coordenei a campanha Eleitoral do Prefeito Beto de Chico mais uma vez, e no início de sua gestão, assumi a Secretaria de Governo, depois fui transferida para a Secretaria de Administração e em novembro de 2018, passei a assumir a Secretaria de Infraestrutura. Acredito eu que exerci minha função frente às três Secretarias com dedicação e responsabilidade.
À medida que o tempo foi passando, fui observando os acontecimentos e fui despertando novamente a vontade de voltar a concorrer às eleições.
Em 2020, ainda não me senti preparada o suficiente, motivo pelo qual, resolvi não concorrer, mas participei da campanha de Beto mais uma vez como coordenadora, cujo resultado nas urnas todos já sabemos.
Durante todo esse tempo envolvida até o pescoço na política de Santa Cecília, é óbvio a experiência que acumulei, sem falar nos diversos cursos de capacitação que fiz abrangendo todas as áreas da administração pública, de modo que me sinto preparada para tratar qualquer assunto sobre gestão pública, em especial, no tocante ao nosso Município de Santa Cecília.
Por esse motivo, resolvi começar desde já a compartilhar com o povo de Santa Cecília, minha experiência e meus conhecimentos para que o povo possa conhecer e cobrar seus direitos aos poder público.
Nós vamos poder abordar diversos assuntos relacionados às políticas públicas e aos direitos dos cidadãos quanto aos serviços Públicos. Em breve, passaremos a postar vídeos com frequência abordando os diversos assuntos que envolvem uma gestão pública. Nos aguardem e até breve.