Publicidade

VIOLÊNCIA POLÍTICA: Erundina passa mal após sofrer ataques de bolsonaristas; deputada segue internada; vídeo

À Fórum, a parlamentar Fernanda Melchionna relatou o contexto das ações de deputados da extrema direita

06/06/2024 às 01h41 Atualizada em 06/06/2024 às 18h40
Por: Redação Fonte: Revista Fórum
Compartilhe:
VIOLÊNCIA POLÍTICA: Erundina passa mal após sofrer ataques de bolsonaristas; deputada segue internada; vídeo

Créditos: TV Câmara/Reprodução

Por Marcelo Hailer

A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) passou mal durante sessão da Comissão de Direitos Humanos desta quarta-feira (5) ao falar sobre PL 1156/2021, que propõe instituir a responsabilidade do Estado Brasileiro em identificar lugares de repressão política utilizados pela Ditadura Militar (1964-1985). Antes de sua fala, a parlamentar teve que escutar provocações e deboches sobre o tema por parte de parlamentares bolsonaristas.

Logo após a defesa da matéria feita por Erundina, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) tomou a palavra e pediu respeito à parlamentar. Logo em seguida, ele foi interrompido e Luiza Erundina foi socorrida.


 A deputada foi levada às pressas para o Hospital Sírio-Libanês e segue internada. De acordo com sua assessoria de imprensa, o quadro da parlamentar "é estável".

 


Luiza Erundina
@luizaerundina
·
Follow
NOTA SOBRE A DEPUTADA FEDERAL LUIZA ERUNDINA
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL/SP) está no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. O quadro é estável, aguardando resultado dos exames. Assim que possível, daremos mais informações. Ascom Luiza Erundina

"Abjetos"
Em entrevista à Fórum, a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que esteve na sessão desta quarta-feira (5), relata que os deputados bolsonaristas fizeram um "paredão" com ataques antes da fala de Erundina.

Quem antecedeu a fala da deputada Luiza Erundina foi o deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) que, aos gritos, classificou a matéria relatada pela deputada como "revisionista" e "mania de comunista". 

Após o ataque do deputado Bilynskyj, a palavra é concedida para Erundina. No vídeo abaixo, a partir de 2h25 é possível acompanhar a fala de Erundina e perceber que os deputados bolsonaristas, que estão atrás dela, não param de falar e a parlamentar precisa aumentar o tom de voz para que seja ouvida. Tal cena, leva Ivan Valente a pedir respeito pela colega de bancada. 

Logo após Erundina ser socorrida, um deputado da extrema direita corre para dizer que "não faltaram com respeito com a parlamentar". 


"Muito abjeto. Eles botaram uma tropa para fazer a obstrução durante todo o período, desde o início da comissão às duas da tarde, todos os requerimentos [...] violência das palavras que eles vão falando, aí tu vai lá, interrompe a fala dos outros", inicia Fernanda Melchionna.

Em seguida, Melchionna relata o clima que levou Erundina a passar mal. "Na hora que ela [Erundina] foi ler o relatório, eles já montaram um paredão de bolsonaristas. Claro que, como ela é mais idosa, não ficaram berrando", revela.

Para Melchionna, "a sessão foi marcada pela violência" e que a deputada Luiza Erundina "somatizou" os ataques agressivos dos deputados da extrema direita, o que agravou o quadro de saúde da parlamentar, que tem 89 anos, e a levou a passar mal. 

Em decorrência do quadro de saúde de Luiza Erundina, a sessão foi suspensa na Câmara dos Deputados. 

Confira abaixo algumas reações: 

Guilherme Boulos
@GuilhermeBoulos
Toda solidariedade à 
@luizaerundina
, que saiu da sessão da Comissão de Direitos Humanos direto para o hospital, onde está internada, após ser desrespeitada por parlamentares bolsonaristas.

Tenho certeza de que, muito em breve, nossa querida Erundina estará de volta. Mas precisamos nos perguntar: até onde vai a violência política? Basta! Não podemos normalizar cenas como essas.
9:45 PM · 5 de jun de 2024
·
56,6 mil
 Visualizações

André Janones
@AndreJanonesAdv
Hoje os bolsonaristas  usaram o dia para promover ódio e agressões em níveis que eu nunca imaginaria presenciar em uma câmara dos deputados. Mas o mais sórdido desses ataques, foi a deputada Luiza Erundina que se encontra neste momento hospitalizado em uma UTI. Espero e desejo uma pronta recuperação a nobre colega, que tem um trabalho lindo e é um espelho para todos nós na câmara.

E volto a repetir:  O Bolsonarismo PRECISA ser criminalizado.
Última edição
9:17 PM · 5 de jun de 2024
·
167,5 mil
 Visualizações

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.