Créditos: TV Câmara/Reprodução
Por Marcelo Hailer
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) passou mal durante sessão da Comissão de Direitos Humanos desta quarta-feira (5) ao falar sobre PL 1156/2021, que propõe instituir a responsabilidade do Estado Brasileiro em identificar lugares de repressão política utilizados pela Ditadura Militar (1964-1985). Antes de sua fala, a parlamentar teve que escutar provocações e deboches sobre o tema por parte de parlamentares bolsonaristas.
Logo após a defesa da matéria feita por Erundina, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) tomou a palavra e pediu respeito à parlamentar. Logo em seguida, ele foi interrompido e Luiza Erundina foi socorrida.
A deputada foi levada às pressas para o Hospital Sírio-Libanês e segue internada. De acordo com sua assessoria de imprensa, o quadro da parlamentar "é estável".
A deputada federal Luiza Erundina (PSol-SP), de 89 anos, passou mal durante sessão da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. A parlamentar foi encaminhada ao hospital Sírio Libanês, em Brasília. pic.twitter.com/YMwcPuPqe6
— Portal Roma News (@RomaNewsOficial) June 5, 2024
"Abjetos"
Em entrevista à Fórum, a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), que esteve na sessão desta quarta-feira (5), relata que os deputados bolsonaristas fizeram um "paredão" com ataques antes da fala de Erundina.
Quem antecedeu a fala da deputada Luiza Erundina foi o deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) que, aos gritos, classificou a matéria relatada pela deputada como "revisionista" e "mania de comunista".
Após o ataque do deputado Bilynskyj, a palavra é concedida para Erundina. No vídeo abaixo, a partir de 2h25 é possível acompanhar a fala de Erundina e perceber que os deputados bolsonaristas, que estão atrás dela, não param de falar e a parlamentar precisa aumentar o tom de voz para que seja ouvida. Tal cena, leva Ivan Valente a pedir respeito pela colega de bancada.
Logo após Erundina ser socorrida, um deputado da extrema direita corre para dizer que "não faltaram com respeito com a parlamentar".
"Muito abjeto. Eles botaram uma tropa para fazer a obstrução durante todo o período, desde o início da comissão às duas da tarde, todos os requerimentos [...] violência das palavras que eles vão falando, aí tu vai lá, interrompe a fala dos outros", inicia Fernanda Melchionna.
Em seguida, Melchionna relata o clima que levou Erundina a passar mal. "Na hora que ela [Erundina] foi ler o relatório, eles já montaram um paredão de bolsonaristas. Claro que, como ela é mais idosa, não ficaram berrando", revela.
Para Melchionna, "a sessão foi marcada pela violência" e que a deputada Luiza Erundina "somatizou" os ataques agressivos dos deputados da extrema direita, o que agravou o quadro de saúde da parlamentar, que tem 89 anos, e a levou a passar mal.
Em decorrência do quadro de saúde de Luiza Erundina, a sessão foi suspensa na Câmara dos Deputados.
Confira abaixo algumas reações:
Guilherme Boulos
@GuilhermeBoulos
Toda solidariedade à
@luizaerundina
, que saiu da sessão da Comissão de Direitos Humanos direto para o hospital, onde está internada, após ser desrespeitada por parlamentares bolsonaristas.
Tenho certeza de que, muito em breve, nossa querida Erundina estará de volta. Mas precisamos nos perguntar: até onde vai a violência política? Basta! Não podemos normalizar cenas como essas.
9:45 PM · 5 de jun de 2024
·
56,6 mil
Visualizações
André Janones
@AndreJanonesAdv
Hoje os bolsonaristas usaram o dia para promover ódio e agressões em níveis que eu nunca imaginaria presenciar em uma câmara dos deputados. Mas o mais sórdido desses ataques, foi a deputada Luiza Erundina que se encontra neste momento hospitalizado em uma UTI. Espero e desejo uma pronta recuperação a nobre colega, que tem um trabalho lindo e é um espelho para todos nós na câmara.
E volto a repetir: O Bolsonarismo PRECISA ser criminalizado.
Última edição
9:17 PM · 5 de jun de 2024
·
167,5 mil
Visualizações
Bolsonaristas não respeitam NADA! Nossa companheira @luizaerundina, decana da casa, de trajetória irretocável, foi tão atacada hoje que precisou de atendimento médico. Ontem foi Sâmia. Hoje, Erundina. Não aceitaremos a violência que tentam impor na Câmara dos Deputados!
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) June 5, 2024
Hoje foi um dia terrível no Congresso Nacional. A extrema-direita bolsonarista tentou interditar o debate político com violência e agressões, em especial nas comissões, num nível de ódio e desrespeito tamanhos que levaram a deputada Luiza Erundina, de 89 anos, a passar mal e ser… pic.twitter.com/VPpOmnCEOY
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) June 5, 2024
Acabei de estar com nossa amiga Erundina. O quadro dela segue a exigir acompanhamento mas saio mais aliviado e muito otimista do hospital. Pelo situação grave que ocorreu do edema imaginei que pudesse ainda encontra-la com dificuldades de respiração e comunicação na UTI.
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) June 5, 2024
1/2
EXIGIMOS RESPEITO!
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) June 6, 2024
Hoje, a Deputada @LuizaErundina, do PSOL, de 89 anos, Deputada há 25 anos, após duas horas de puro caos causado pelos bolsonaristas na Comissão de Direitos Humanos, passou mal e foi parar na UTI.
O Deputado @RogerioCorreia_, do PT, foi agredido fisicamente… pic.twitter.com/cGSiJqNzg8
Não vamos normalizar e muito menos aceitar a barbárie que a extrema direita tem encampado na Câmara dos Deputados.
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) June 6, 2024
Toda a solidariedade a companheira @luizaerundina ! pic.twitter.com/ti3EbhhVFu