Publicidade

Por Joca Peixoto: A ganância financeira

Quanto é suficiente para alcançarmos nossa liberdade financeira?

10/06/2024 às 09h57
Por: Redação
Compartilhe:
Por Joca Peixoto: A ganância financeira
O dinheiro é extremamente importante  nas áreas em que produz resultados  e insignificante nos campos em que não tem utilidade.
T. Harv Eker
 
 
De uma maneira simplista posso responder o seguinte: se você obtiver rendimentos de seus investimentos suficientes para cobrir suas despesas mensais você acaba de alcançar sua liberdade financeira.
 
Explico melhor. Se suas despesas para viver com conforto com sua família são necessários vinte mil reais mensais, então você precisa tirar esses rendimentos líquidos de seus investimentos mensais.
 
Equivale dizer que você teria que ter um patrimônio acumulado de cerca de R$ 4.000.000,00 investidos em uma aplicação conservadora pagando 0,50% ao mês ou 6,00% a.a. Percentuais esses considerados mínimos pelos analistas financeiros para os investidores conservadores.
 
Ser considerado conservador nos investimentos é deixar o dinheiro na poupança ou aplicar em renda fixa no seu banco (RDB, Fundos, etc.)
 
Para os investidores considerados moderados (investe uma parte em renda fixa e outra parte em renda variável) ou arrojados (Estuda o mercado financeiro e investe a maioria de seus recursos em renda variável como o mercado de ações, por exemplo), é possível alcançar esse resultado com um montante desse patrimônio pela metade ou até menos.
 
O sonho de todo investidor equilibrado é buscar rendimentos na casa de 1,00% a.m.
 
Mas, a maioria quando alcança essa liberdade financeira parece não ter limites e muitas vezes se arriscam mais podendo colocar tudo a perder. Às vezes fazem pior que é perder todos seus fundamentos morais e éticos para multiplicar sua riqueza. 
 
A isso chamamos de ganância financeira.
 
E você se contentaria em alcançar sua independência financeira?
 
Gostou desse conteúdo e quer aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail [email protected].

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Joca Peixoto
Sobre o blog/coluna
Joca Peixoto é economista e contador pela UFPB, com especialização em Educação Financeira pela UNOESTE/SP, aposentado do BB, acumulando passagem em secretarias municipais de Finanças, Receita, Administração e Planejamento no estado da Paraíba. Presidente do Instituto Yunus e sócio da Zain Escritório e Assessoria Econômica e Contábil
Ver notícias
Publicidade
Publicidade