A Polícia Federal incluiu Eurípedes Gomes Jr., presidente do partido Solidariedade, na lista de difusão vermelha da Interpol. Alvo de mandado de prisão por desvio de R$ 36 milhões, ele é considerado foragido da Justiça após não ser localizado por agentes em operação realizada nesta quarta (12).
A ação foi batizada de Fundo do Poço e prendeu seis pessoas, além de apreender cerca de R$ 26 mil em espécie e um helicóptero comprado pela sigla com verba pública. Eurípedes participou do desvio do valor dos fundos partidário e eleitoral do PROS, legenda incorporada pelo Solidariedade nas eleições de 2022.
Com a inclusão do nome de Eurípedes na lista, serão emitidos alertas de prisão válidos para todos os 194 países que compõem a Interpol
Helicóptero apreendido durante operação da PF nesta quarta (12). Foto: Divulgação
No total, foram expedidos sete mandados de prisão, 45 de busca e apreensão e outros de bloqueio e indisponibilidade de bens pela Justiça Eleitoral do Distrito Federal.
Os desvios foram descobertos após a denúncia de um ex-presidente do partido que disputava o comando da sigla com Eurípedes pelo comando do PROS. A investigação da PF encontrou indícios de uma organização criminosa que usava candidaturas laranjas e superfaturamento de serviços para desviar valores dos fundos.
A PF afirmou que os envolvidos são investigados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, furto qualificado, apropriação indébita, falsidade ideológica eleitoral e apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral, segundo a PF.