Publicidade

Por Joca Peixoto: Poupança ou CDB

Poupança ou CDB? É sobre isso que falaremos hoje. E você guarda aonde sua reserva de emergência ou o dinheiro do dia-a-dia?

08/07/2024 às 00h24
Por: Redação
Compartilhe:
Por Joca Peixoto: Poupança ou CDB
Para se adequar ao seu estilo de vida e realizar seus maiores objetivos e sonhos.
Hal Elrod
 
 
Não é de hoje que falo que a poupança é de longe o pior “investimento”, portanto já opino aqui que a melhor opção é o CDB. Mais muito cuidado ao escolher qual o melhor CDB para investir.
 
Há vários CDBs ofertados no mercado, todos ofertando rendimentos acima do CDI, portanto superior à poupança. Mesmo com incidência do IR ainda assim rende mais que a poupança.
 
Cuidado ao escolher seu CDB. Há ofertas com rendimentos e resgate diário, há aqueles que oferecem um rendimento bem superior mais exige uma aplicação mínima e rendimento após 30 dias e ainda tem CDB pré-fixado onde você já sabe o rendimento da sua aplicação mais exige uma permanência mínima de tempo da sua aplicação (normalmente 90 dias).
 
Portanto apesar da vantagem do CDB sobre a poupança, tenha cuidado na hora de escolher em qual CDB irá investir.
 
Normalmente o CDB dos bancos digitais oferecem rendimentos maiores que os bancos tradicionais. Nenhuma novidade sobre isso.
 
Lembro ainda que o CDB tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) de até R$ 250 mil. Assim sendo, escolha seu CDB e vá tranquilo com sua reserva de emergência.
 
Gostou desse conteúdo e quer aprender sobre educação financeira acompanhe nosso canal @bacanainvestir nas redes sociais ou envie uma mensagem para nosso e-mail [email protected].

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Joca Peixoto
Sobre o blog/coluna
Joca Peixoto é economista e contador pela UFPB, com especialização em Educação Financeira pela UNOESTE/SP, aposentado do BB, acumulando passagem em secretarias municipais de Finanças, Receita, Administração e Planejamento no estado da Paraíba. Presidente do Instituto Yunus e sócio da Zain Escritório e Assessoria Econômica e Contábil
Ver notícias
Publicidade
Publicidade