Publicidade

VÍDEO – Não Passarão! A emoção do anúncio da vitória da esquerda na França

Multidão explode na Place de la République quando finalmente é divulgada a derrota acachapante da extrema direita e o triunfo da coalizão progressista que obteve maioria não absoluta. ASSISTA

08/07/2024 às 03h37 Atualizada em 09/07/2024 às 06h06
Por: Redação Fonte: Revista Fórum
Compartilhe:
VÍDEO – Não Passarão! A emoção do anúncio da vitória da esquerda na França

Multidão alucinada em Paris, na Place de la République.
Créditos: Redes sociais/Reprodução

Por Henrique Rodrigues

Assim que as seções eleitorais foram fechadas no fim da tarde deste domingo (7) em todo o território francês, a tensão tomou conta dos setores democráticos da política da nação europeia: teria a extrema direita, vencedora do primeiro turno e franca favorita para formar maioria na Assembleia Nacional, vencido as eleições?

Não, os fascistas do Rassemblement National (RN) não venceram. A vitória foi da coalizão de esquerda Nouvelle Front Populaire (NFP), que numa virada histórica salvou a França de um abismo escuro o qual todos sabem como se instala, mas cujo destino é desconhecido. Além da vitória, a aliança com o partido Ensemble, de centro, do atual presidente Emmanuel Macron, no segundo turno, empurrou a extrema direita para um longínquo terceiro lugar.


Na Place de la République, um local sagrado para manifestações democráticas na região central de Paris, uma das mais importantes cidades do mundo, uma multidão de progressistas esperava o fechamento das urnas para ver os resultados das pesquisas de boca de urna, que no país dão resultados muito precisos, quase sempre idênticos aos da apuração final. E foi aí que a emoção correu solta.


No momento em que as redes de televisão projetaram os números que mostravam a NFP em primeiro lugar e a RN apenas em terceiro, uma explosão de alegria, gritos e abraços tomou conta do lugar. Nas redes, não houve quem não comparasse o registro com a euforia da vitória de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) em 2022.


Assista o momento da explosão de emoção em Paris:

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.