Montagem (da esq. para a dir.): Capitão Wagner, André Fernandes, Evandro Leitão e José Sarto. Ao fundo, a sede da Prefeitura da Fortaleza (Foto: Divulgação I Pablo Valadares / Agência Câmara I Junior Pio / Assembleia Legislativa do Ceará )
247 - A nova pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (25) pelo jornal O Povo, traz um cenário acirrado na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) aparecem tecnicamente empatados em primeiro lugar, com 27% e 25% das intenções de voto, respectivamente. O levantamento foi realizado entre os dias 23 e 25 de setembro e ouviu 826 eleitores da capital cearense. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo os dados divulgados, Capitão Wagner (União Brasil) ocupa a terceira colocação com 17%, seguido por José Sarto (PDT), que registra 15% das intenções de voto. Ambos também estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. O jornal O Povo, responsável pela contratação da pesquisa, destaca que este é o segundo levantamento Datafolha desde o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, em 30 de agosto.
O cenário atual revela mudanças significativas em relação à pesquisa anterior, publicada em 13 de setembro. André Fernandes cresceu dois pontos percentuais, saltando de 25% para 27%, enquanto Evandro Leitão teve um aumento expressivo de seis pontos, passando de 19% para 25%. Em contrapartida, Capitão Wagner e José Sarto apresentaram quedas: o primeiro caiu de 23% para 17%, e o segundo, de 18% para 15%.
André Fernandes (PL): 27% (eram 25%)
Evandro Leitão (PT): 25% (eram 19%)
Capitão Wagner (União Brasil): 17% (eram 23%)
José Sarto (PDT): 15% (eram 18%)
Eduardo Girão (Novo): 4% (eram 2%)
Técio Nunes (Psol): 1% (mantém 1%)
Zé Batista (PSTU): 0% (não havia atingido 1%)
George Lima (Solidariedade): 0% (não havia atingido 1%)
Chico Malta (PCB): 0% (não havia atingido 1%)
Branco/nulo/nenhum: 7% (mantém 7%)
Não sabe: 3% (mantém 3%)
O levantamento do Datafolha foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-06915/2024 e possui um nível de confiança de 95%.