247 - Integrantes da União Europeia avaliam como “histórica” a proposta do governo brasileiro de apresentar uma revisão da Carta da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), pedindo a reformulação dos mecanismos do órgão, informa o G1. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre o tema durante reunião ministerial do G20, em Nova York, nesta quarta-feira (25).
Os membros do G20 aprovaram, por iniciativa do Brasil, um documento pedindo a reforma dos mecanismos internacionais da ONU, o “Chamado à Ação sobre a Reforma da Governança Global”. O texto contém compromissos de reforma e modernização das principais organizações internacionais, entre elas a ONU e a Organização Mundial de Comércio (OMC) , e será apresentado nesta quarta.
Embaixadores do bloco europeu no Brasil destacaram a iniciativa brasileira. “Vemos essa busca por reformas por parte do Brasil como positiva. E os encontros feitos em Nova York deixaram isso muito claro. Enxergamos que ações como essa, especialmente em tempos de conflitos, podem promover o multilateralismo. E isso, definitivamente, passa por uma reforma na ONU e na arquitetura financeira global. É uma iniciativa histórica. A primeira com a concordância do G20”, comemorou.