O candidato a prefeito de Campina Grande, Inácio Falcão (PCdoB), participou na noite desta quinta-feira (26) de uma sabatina do portal ParaíbaOnline. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Arimatéa Souza. Foram 30 minutos onde Inácio conversou sobre sua vida política e sobre propostas para a cidade.
O destaque ficou por conta dos empréstimos realizados pela atual gestão do prefeito Bruno Cunha Lima. De acordo com Inácio, é preciso investigar como todo esse processo foi conduzido, já que há indícios de irregularidades no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
“De que modo foi feito esse empréstimo? Tudo é sigiloso nele. Nós vamos judicializar para desmanchar esse empréstimo. Não podemos aceitar que um prefeito empenhe o FPM do município. Ninguém empenha o que é mais importante para manter uma cidade”, declarou Inácio.
Transporte público gratuito
Inácio também falou sobre um compromisso importante para a sua gestão: a gratuidade no transporte público de Campina Grande. Segundo Falcão, isso ocorrerá de forma gradativa, ao longo do seu mandato. “Eu não vou dar gratuidade de 100% no meu primeiro ano de mandato. Isso será feito gradativamente nos quatro anos. É importante dialogar com empresários donos das empresas de transporte. Precisamos ter acesso à planilha de custos. Essa planilha é um segredo, parece uma caixa preta. Nem mesmo os vereadores conseguem ter acesso”, declarou.
A Prefeitura e a Cagepa
O contrato firmado entre a Prefeitura de Campina Grande com a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) também esteve na conversa com Arimatéa Souza. Inácio Falcão se posicionou contra a privatização e fez um alerta sobre os impactos econômicos que elas podem causar na economia da cidade. “Hoje tudo que a Energisa arrecada vai para Minas Gerais. Não fica um centavo, nem mesmo os impostos. Isso é uma perda muito grande para o nosso Estado. E mais, nós não vemos a Energisa tendo uma ação social aqui. Não faz um gesto para nenhum hospital público da cidade”, ponderou.
Suas ações sociais
Por fim, o candidato explicou como funcionam as suas clínicas em Campina Grande. “Temos uma nova clínica para inaugurar. Não a abrimos ainda para respeitar a lei eleitoral, mas a partir de novembro nós vamos abraçar a população da zona leste com a clínica no José Pinheiro”, afirmou.
Inácio explicou como funciona o financiamento delas. “Tudo é financiado por mim. 100% por mim. Metade do que ganho na Assembleia fica comigo e a outra metade vai para elas”, finalizou.
Leia também