Publicidade

Por Joca Peixoto: Devo investir sozinho ou não

Depois uma pausa para cuidar de outros desafios profissionais, retorno nossa coluna semanal aos domingos.

21/10/2024 às 10h04
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Sempre sou questionado a respeito. Devo investir sozinho ou com a ajuda do meu gerente ou seguindo influencers digitais “especializados” no assunto?
 
Posso falar por mim. No começo tudo é difícil. Apesar de já ter uma noção de mercado, sempre tive medo e principalmente dúvidas por onde começar.
 
Optei pelo caminho – no meu entendimento – de começar a estudar o assunto e de acompanhar vários canais no youtube que tratavam sobre o assunto. Aprendi muita coisa usando esse método.
 
Mas, com o tempo fui filtrando esses canais até chegar no mesmo diagnóstico: Enriquecer e crescer o patrimônio a qualquer custo. Não penso dessa maneira. Graças a Deus!
 
Cheguei a essa conclusão quando os chamados especialistas desejam a privatização de tudo, desde que possuam ações dessas empresas, sem questionar se determinado movimento será bom para a sociedade. Não, estão preocupados se será bom para ele. Ponto final.
 
Penso que podemos investir em empresas sustentáveis e com bom histórico de inserção social com retorno para a sociedade, tais como Banco do Brasil, Petrobras, dentre outras. Não me vejo, por exemplo, investindo em ações da Taurus!
 
Dá sim, pra ser um investidor capitalista sem esquecer o lado social. Aprendi, por exemplo, que podemos destinar 10% dos nossos lucros para doar a pessoas vulneráveis ou projetos sociais. 
 
Por falar nisso, você conhece algum bilionário brasileiro que adota ou faz doações para algum projeto social? 
 
Finalizando, comece estudando o assunto, lendo matérias como esta, assistindo muito canais no youtube sobre o assunto até você ir filtrando os canais e ir aos poucos investindo seguindo as dicas dos especialistas, mas, fazendo você mesmo seus filtros e seus próprios investimentos, afinal o dinheiro é seu.
 
Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiro é preciso pensar e agir como tal, sem esquecer o lado social. 
 
Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em começar a aprender a economizar, pode entrar em contato conosco através do nosso [email protected].
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Joca Peixoto
Sobre o blog/coluna
Joca Peixoto é economista e contador pela UFPB, com especialização em Educação Financeira pela UNOESTE/SP, aposentado do BB, acumulando passagem em secretarias municipais de Finanças, Receita, Administração e Planejamento no estado da Paraíba. Presidente do Instituto Yunus e sócio da Zain Escritório e Assessoria Econômica e Contábil
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade