Créditos: Reprodução redes sociais
Por Marcelo Hailer
A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (23) mostra que a distância entre Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) diminuiu a quatro dias do segundo turno.
De acordo com os dados da Quaest, Nunes tem 44% das intenções de voto, enquanto Boulos aparece com 35%. Branco/nulo/ não vai votar são 19%. Indecisos são 2%.
Na rodada anterior, Nunes tinha 45% e Boulos marcava 33%.
Segundo a Quaest, Boulos cresceu entre os eleitores de Tabata Amaral (PSB), de 54% para 62%. Já Nunes oscilou positivamente entre aqueles que votaram em Pablo Marçal (PRTB), passando de 74% para 79%.
Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado, Ricardo Nunes aparece com 36%; na pesquisa anterior, ele tinha 38%. Boulos aparece com 28%, ante 29% da rodada anterior. Indecisos somam 27%. Votos brancos/nulos/não vai votar permaneceram em 8%.
Quanto à rejeição, Nunes aparece com 36% e Boulos com 40%.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo, foi realizada entre 20 e 22 de outubro, com 1.200 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O registro na Justiça Eleitoral tem o protocolo SP-06257/2024.
Diferença de Nunes para Boulos cai 4 pontos, diz nova pesquisa Real Time
Nova pesquisa Real Time Big Data sobre a prefeitura de São Paulo (SP) contratada pela Record e divulgada nesta quarta-feira (23) confirma que a diferença entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) vem caindo.
Segundo o levantamento, Nunes tem 51% das intenções de voto, enquanto Boulos anota 40%. Votos em branco e nulos representam 5%. Outros 4% não sabem em quem vão votar ou não responderam.
Na pesquisa anterior do Real Time, divulgada em 14 de outubro, Nunes marcava 53% e Boulos 39%. Ou seja, o atual prefeito caiu 2 pontos percentuais e o candidato do PSOL subiu 1. Isto é, em pouco mais de uma semana, a diferença entre os dois candidatos, que era de 14 pontos percentuais, agora é de 11.
Votos válidos
Em votos válidos, isto é, excluindo os brancos e nulos, Nunes, segundo a Real Time Big Data, soma 56%, contra 44% de Boulos. Na pesquisa anterior do instituto, Nunes tinha 58% e Boulos 42%. Ou seja, a diferença entre os dois que era de 16 pontos agora é de 12 – uma redução de 4 pontos percentuais.
A pesquisa Real Time contou com 1500 entrevistas realizadas em toda a capital paulista entre os dias 21 e 22 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.