Jornalistas campinenses enfrentam intimidação por parte de candidato durante campanha eleitoral na cidade
Até o momento a Associação Campinense de Imprensa (ACI) e a Associação Paraibana de Imprensa (API), silenciaram sobre as constantes ameaças e atos de intimidação contra jornalistas que cobrem a campanha eleitoral em Campina Grande.
As ações partem do candidato Jhony Bezerra (PSB), que já deu início a representações na justiça eleitoral com intuito de impedir o livre direito de expressão de diversos jornalistas. O candidato socialista já perdeu diversas ações, mas continua a intimidar os profissionais.
“As ameaças são inaceitáveis; elas devem ser investigadas e todos os envolvidos devem ser responsabilizados a fim de proteger o jornalismo responsável, investigativo e independente. Qualquer um pode discordar de uma reportagem, e deve ter o direito de fazê-lo publicamente, mas ameaçar o jornalista e incitar outros a fazer o mesmo não só põe em perigo a segurança pessoal dos jornalistas, mas prejudica a liberdade de expressão e a democracia”, disse Basílio Carneiro.
O jornalista e analista político Basílio Carneiro, titular deste site, está entre os processados. Ele já responde pela segunda vez a processos vindos da parte do candidato Jhony Bezerra, pelo fato de ter veiculado notícias cujos conteúdos desagradaram o interesse político do socialista.