O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi a Santos, litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (24), promover uma carreata pela campanha de sua candidata à prefeitura santista, Rosana Valle, também do PL. Acompanhado de Michelle, ex-primeira-dama, e do deputado federal Eduardo Bolsonaro, ele foi recebido com vaias e xingamentos.
Durante o evento esvaziado, moradores de Santos que estavam no bairro Rádio Clube filmaram os gritos de “ladrão” e ofensas como “filho da puta”. “Sobe a favela, quero ver subir a favela”, desafiou uma mulher.
Enquanto eram hostilizados, os membros do clã Bolsonaro, na caçamba de uma picape, se dividiram entre ignorar e rebater com ironia. Michelle, por exemplo, respondeu com beijos e coraçãozinho, já Eduardo ficou sem reação, exibindo apenas um sorriso amarelo.
MUITO TRISTE: o Bolsonaro resolveu fazer uma carreata pra pedir votos para um de seus candidatos. Além de não aparecer quase ninguém, ainda recebeu um apelido "carinhoso" da população que estava passando. Ficaram com pena? pic.twitter.com/DsH2Y5ifRw
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) October 24, 2024
A ida do ex-presidente e seus familiares a Santos tem o objetivo de reverter um cenário difícil para Rosana. Segundo a última pesquisa Veritá, divulgada na segunda-feira (21), ela aparece com 43,6% das intenções de votos, mais de 8 pontos atrás de Rogério Santos (Republicanos), atual prefeito que tem 51,4% das intenções de votos.
Apesar da diferença nas pesquisas, o primeiro turno foi mais apertado, com Rogério vencendo por menos de um ponto percentual. O prefeito recebeu 101.498 votos, representando 43,29% dos eleitores de Santos, enquanto Rosana foi escolhida por 99.999 moradores da cidade litorânea, 42,65%.
Embora os dois políticos representem a direita, são os eleitores de esquerda que devem definir o pleito no próximo domingo (27). Para isso, Rogério busca conquistar os 31.423 votos que foram de Telma Souza (PT) no primeiro turno, que a deixaram com 13,4% nas urnas.