(Foto: Agência Brasil)
247 - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lançou uma nova plataforma de investimento, a Finapop, criada para viabilizar crédito direto aos pequenos produtores rurais que integram cooperativas da agricultura familiar e territórios de reforma agrária. A informação foi divulgada em entrevista à TV 247, que destacou a importância da iniciativa para oferecer crédito a agricultores que historicamente têm dificuldade em obter financiamento bancário.
Na entrevista à jornalista Andrea Trus, Luiz Costa, engenheiro agrônomo e diretor da Finapop, ressaltou o papel transformador da plataforma. Ele mencionou que mais de 70% dos projetos já financiados são de cooperativas e associações que nunca haviam acessado crédito antes. "Com pouco recurso, é possível fazer grandes mudanças. Cooperativas que captaram R$ 50 mil puderam industrializar produtos, como o café e o leite, colocando-os nas prateleiras e gerando renda para as comunidades", afirmou Costa.
A Finapop surgiu em 2020 como resposta à falta de crédito adequado para pequenos produtores, especialmente aqueles que promovem a transição agroecológica. Segundo Costa, “o modelo de crédito tradicional raramente chega ao agricultor familiar”, que enfrenta burocracias e altos juros no mercado financeiro. Em parceria com investidores sociais e entidades de apoio, a Finapop estruturou uma plataforma onde qualquer pessoa pode investir a partir de R$ 1, em projetos sustentáveis e voltados à reforma agrária.
Para viabilizar esse investimento direto, a Finapop desenvolveu um sistema que, com o apoio de empresas como Gaia Securitizadora, transforma os investimentos em títulos de recebíveis, garantindo o retorno financeiro dos investidores. Além do retorno financeiro, Costa aponta que a proposta visa fortalecer uma agricultura diversificada, sustentável e livre de agrotóxicos, que busca combater as práticas predatórias do agronegócio.
“Com a Finapop, o cidadão comum pode direcionar seu capital para algo que gera impacto positivo, ao contrário do financiamento ao agronegócio, que gera desmatamento e compromete terras indígenas”, argumentou Costa. A plataforma permite ao investidor escolher entre diversas cooperativas que necessitam de crédito para melhorar suas operações, como a Cooperativa Copav, conhecida pela produção de cachaça orgânica e que agora ampliará a produção de leite orgânico.
Outro diferencial da Finapop é o acompanhamento do impacto dos investimentos. A plataforma permite que os investidores acompanhem os resultados das cooperativas apoiadas, fortalecendo o vínculo entre o investidor e o pequeno agricultor.
Assista: