Bolsonaro manda jornalistas calarem a boca (05.05.20) (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)
247 - O jornal satírico Sensacionalista ironizou em postagem no X, antigo Twitter, nesta segunda-feira (11), a publicação de um artigo de Jair Bolsonaro na Folha de S. Paulo em defesa - supostamente - da democracia. O Sensacionalista sugeriu que Bolsonaro escrever sobre democracia é como Suzane von Richthofen - condenada pelo assassinato dos próprios pais - falar sobre "cuidado com os pais".
"Após artigo de Bolsonaro sobre democracia, Folha publica texto de Suzane Richthofen sobre cuidado com os pais", ironizou o perfil satírico. A decisão da Folha de publicar um artigo de Bolsonaro, associado à tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, gerou uma onda de indignação nas redes sociais. Bolsonaro, que está prestes a ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como líder desse ataque às instituições democráticas, usou o espaço para se promover como defensor da democracia, gerando uma reação avassaladora entre intelectuais, jornalistas e formadores de opinião.
A publicação foi amplamente criticada por permitir que Bolsonaro, protagonista de um dos momentos mais sombrios da recente história política brasileira, voltasse a expor suas ideias sob a justificativa de liberdade de expressão. Muitos apontaram que dar voz a um político acusado de conspirar contra a ordem democrática representa um perigoso precedente para a normalização de discursos antidemocráticos e fascistas.