Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, conhecido como apóstolo Rina, líder e fundador da igreja evangélica Bola de Neve, faleceu na noite deste domingo (17), aos 52 anos, após um acidente de moto na região de Campinas (SP). A igreja, famosa por atrair fiéis ligados a esportes radicais, conta com mais de 560 unidades em 34 países.
Rina estava retornando de um culto em São João da Boa Vista ao lado do motoclube da igreja, Pregadores do Asfalto, quando perdeu o controle da motocicleta por volta das 18h30. Ele foi socorrido consciente e levado ao Hospital da Unicamp, mas não resistiu aos ferimentos causados por múltiplas fraturas nas costelas.
Desde junho deste ano, Rina estava afastado das atividades da igreja após ser acusado de violência doméstica contra sua esposa, a pastora e cantora gospel Denise Seixas. Denise havia conseguido uma medida protetiva na Justiça que proibia o líder religioso de se aproximar dela, de sua família e de testemunhas do caso.
Denise Seixas e apóstolo Rina. Foto: Divulgação
As denúncias incluíam lesão corporal, violência psicológica, ameaça, injúria e difamação. Antes de ser afastado oficialmente pelo Conselho Deliberativo da igreja, Rina havia anunciado que se retiraria da liderança para “cuidar da saúde da esposa”, que ele afirmou sofrer de ansiedade.
O caso ganhou repercussão pública após Nathan Gouvea, filho de Denise de um casamento anterior, divulgar um vídeo com gravações de uma discussão entre o casal. Nathan também acusou Rina de agressão e comportamento manipulador.
Além das denúncias de violência doméstica, uma ex-funcionária da igreja registrou, em junho de 2024, uma queixa por importunação sexual contra o apóstolo. O caso teria ocorrido em 2017, quando ela trabalhava diretamente com Rina, mas veio à tona após as denúncias envolvendo Denise Seixas.
A Igreja Bola de Neve, fundada por Rina em 1999, tornou-se um marco no cenário evangélico brasileiro, atraindo jovens e praticantes de esportes como surfe e skate. Seu estilo inovador, com cultos realizados em galpões e temas modernos, foi responsável por um crescimento expressivo da denominação no Brasil e no exterior.