O radialista Roque Saldanha, conhecido por sua prisão em janeiro de 2023 sob suspeita de tentativa de golpe de Estado, voltou a gerar polêmica ao utilizar suas redes sociais para criticar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o comunicador exibe sua tornozeleira eletrônica quebrada e profere ofensas contra o magistrado, incluindo a declaração de que o ministro “não é homem” e um ataque verbal ofensivo, dando a sugestão para ele “enfiar a tornozeleira no c*”.
Saldanha, que estava sob monitoramento eletrônico desde sua soltura em 24 de janeiro de 2023, justificou a quebra do dispositivo alegando que a tornozeleira estaria “cozinhando” sua perna. Ele ainda criticou Moraes por, segundo ele, exigir documentos diariamente, acusando-o de ser “safado” e desrespeitando o conceito de Estado de direito.
A gravação foi publicada após o ministro Alexandre de Moraes solicitar a prisão preventiva de Saldanha, com base em violações das medidas cautelares impostas. O STF identificou que o radialista saiu do perímetro permitido e deixou a bateria do equipamento eletrônico descarregar, descumprindo as condições estabelecidas para sua liberdade provisória.
Roque Saldanha foi preso em janeiro de 2023 acusado de organizar atos antidemocráticos, incitar a violência contra o Estado e fazer ataques diretos a ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde então, ele vinha sendo monitorado por uma tornozeleira eletrônica enquanto seu caso segue em tramitação no STF.
O radialista Roque Saldanha, que chegou a ser preso por supostamente participar de uma tentativa de golpe de Estado, criticou o ministro Alexandre de Moraes.
— Revista Oeste (@revistaoeste) November 27, 2024
Em vídeo, Saldanha mostra a tornozeleira quebrada, afirma que Moraes “não é homem” e manda o ministro “enfiar a… pic.twitter.com/7gxSTbKYao