Publicidade

Prefeitura de Campina Grande promove II Feira do Empreendedorismo com estudantes da Rede Municipal

CODECOM

03/12/2024 às 06h55
Por: Redação
Compartilhe:
Prefeitura de Campina Grande promove II Feira do Empreendedorismo com estudantes da Rede Municipal

Produtos da Feira do Empreendedorismo foram produzidos pelos estudantes da rede municipal. Eles também farão a comercialização de todos os artigos

 

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realiza na próxima quarta-feira, 04, a partir das 15h, a segunda edição da Feira do Empreendedorismo. O evento será no Parque Evaldo Cruz e contará com a participação de 250 estudantes de 50 Unidades Educacionais, acompanhados por mais de 150 profissionais da Educação.

A Feira do Empreendedorismo é uma vivência pedagógica do Programa de Educação Financeira ’Dei Valor’, que integra iniciativas municipais como os Programas ’Campina Educa 365’ e ’Campina de A a Z’. O objetivo é reforçar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e incentivar práticas de consumo consciente e empreendedorismo, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Educação Financeira na Prática

 

O diferencial da Feira do Empreendedorismo está na utilização de cédulas fictícias, chamadas ’Borboremas’, que simulam a moeda real e facilitam as transações comerciais no evento. Decoradas com imagens de pontos turísticos de Campina Grande, as cédulas também promovem o aprendizado sobre a cultura local.

Durante o evento, os estudantes vão comercializar produtos confeccionados em sala de aula, como artesanatos, brinquedos, alimentos e serviços. Todo o processo, desde a precificação até o gerenciamento do faturamento, será conduzido pelos alunos, com orientação dos professores. Esse processo permite uma imersão prática nos conceitos de educação financeira e do empreendedorismo.

 

Impacto Pedagógico

 

“O Programa ‘Dei Valor’ representa uma ação fundamental para a Educação Financeira nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Campina Grande, preparando os estudantes para o futuro de maneira consciente e responsável”, destacou Fabíola Gaudêncio, gerente de projetos da Seduc.

 

A primeira edição da Feira, realizada em 2023, no Parque do Povo, reuniu mais de 300 estudantes e 180 profissionais, consolidando-se como uma experiência inovadora no aprendizado financeiro. Para este ano, a expectativa é superar os resultados e reforçar a formação de cidadãos preparados para tomar decisões financeiras éticas e responsáveis.

 

Sobre o Programa Dei Valor

 

O Programa Dei Valor é uma iniciativa pioneira da Rede Municipal de Ensino de Campina Grande, voltada para a integração da Educação Financeira ao currículo do Ensino Fundamental. Com metodologias ativas, como a gamificação e o uso de tecnologias, o programa abrange desde conceitos básicos de poupança até projetos de empreendedorismo, adaptados às faixas etárias.

 

Parcerias estratégicas com instituições como o Banco Central, Instituto Brasil Solidário e o SICOOB fortalecem as ações do programa, ampliando sua relevância na formação de estudantes capacitados para enfrentar os desafios econômicos do mundo contemporâneo.

 

A Feira do Empreendedorismo é aberta ao público e promete ser uma oportunidade única para conhecer os talentos e habilidades desenvolvidos pelos estudantes de Campina Grande.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.