Campina Grande integra municípios que estão nesta campanha nacional. No Município estão previstas ações educativas e de incentivo à população a refletir sobre a importância de cuidar bem dos animais e denunciar casos de maus-tratos ou abandono
O mês de dezembro é marcado pela campanha Dezembro Verde, iniciativa nacional que chama a atenção para um problema grave: o abandono de animais. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campina Grande reforça a importância dessa conscientização e destaca o papel de toda a comunidade na luta contra essa prática, que é considerada crime pela legislação brasileira.
De acordo com a coordenadora do CCZ, Aretusa Nascimento, o abandono de animais é uma questão que precisa ser combatida com educação e responsabilidade. ’Abandonar um animal é não apenas um ato de crueldade, mas também um problema que afeta a saúde pública. O Dezembro Verde é uma oportunidade para sensibilizar as pessoas sobre a guarda responsável e os impactos dessa prática”, ressaltou.
O médico veterinário e responsável técnico do CCZ, Ramon Okumura, ressalta os riscos que o abandono de animais representa para a sociedade. “Além do sofrimento para o animal, o abandono contribui para o aumento de zoonoses e outros problemas de saúde pública. É um problema que exige atenção de todos”, explicou.
Durante este mês de dezembro, o CCZ planeja reforçar ações educativas e incentivar a população a refletir sobre a importância de cuidar bem dos animais e denunciar casos de maus-tratos ou abandono. Na semana passada, o Centro de Zoonoses divulgou vídeos com a denúncia de pessoas que abandonaram animais no local. Em uma das imagens, o homem apareceu jogando um cachorro por cima do muro da instituição.
O órgão lembra que o abandono de animais é crime, previsto na Lei Federal 9.605/1998 e reforça a necessidade de adotar práticas responsáveis na relação com os pets. Para mais informações ou denúncias, o CCZ está à disposição pelo telefone (83) 3077-0107 ou pelo Instagram @cczcgoficial.