Publicidade

Agricultores expressam indignação com deportação em massa defendida por Trump

Pode faltar alimentos nos supermercados dos EUA, destacaram trabalhadoras do setor agrícola norte-americano

03/01/2025 às 00h07 Atualizada em 04/01/2025 às 06h14
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

247 - Deportar milhões de imigrantes, como promete o presidente eleito Donald Trump (Partido Republicano), pode aumentar os custos da produção de alimentos nos EUA e levar à falta de produtos, alertaram agricultores norte-americanos.

O fazendeiro Joe Del Bosque, de 75 anos, desabafou sobre a proposta defendida por Trump: “Quando precisam de trabalhadores imigrantes no campo, eles são bem-vindos, e, quando não precisam, os expulsam. O país não sabe que, neste momento, precisa de alguns desses trabalhadores”. O relato foi publicado pela AFP.

De acordo com Rick Naerebout, diretor-executivo da Associação de Produtores de Laticínios de Idaho: “Esperamos que isso não signifique que ele vá invadir nossas fazendas, porque, sem nossa gente, nossas fazendas vão parar. Seria devastador para a indústria de laticínios.”

Números do United States Department of Agriculture (USDA) – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – indicam que apenas 36% dos trabalhadores agrícolas eram cidadãos dos EUA e 23% eram imigrantes autorizados no período de 2018 a 2020. O restante, 41%, não tinha autorização de trabalho. Quase 300 mil imigrantes indocumentados trabalhavam na indústria agrícola em 2021, segundo o Center for American Progress (Centro para o Progresso Americano).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.