Publicidade

Por Joca Peixoto: A busca pela riqueza ética

“Entenda que a criação da riqueza ética é possível. Se você secretamente a despreza, a riqueza lhe escapará.” Naval Ravikant 

06/01/2025 às 07h48
Por: Redação
Compartilhe:
Por Joca Peixoto: A busca pela riqueza ética
Muitas vezes somos pegos com a seguinte pergunta em nossa cabeça:
- É possível ser rico sem atropelar nossas convicções?
 
Sim. É possível criar e alcançar a riqueza ética.
Se suas convicções de igualdade, solidariedade e justiça já estiver enraizada na sua mente, não haverá dinheiro do mundo que mudará sua personalidade.
 
Lembra que escrevi semana passada sobre riqueza e status? Relembro aqui que status será sempre sua posição social, já a riqueza é o acumulo de dinheiro gerada pela sua renda passiva acumulada ao longo dos anos.
 
A formação da sua personalidade, do seu caráter, será determinante para você usufruir da sua riqueza ética quando ela chegar.
 
Não custa lembrar que riqueza é quando sua renda passiva (aquela que rende enquanto você dorme) seja suficiente para pagar suas despesas mensais e ainda sobrar um pouco para continuar investindo.
 
Alcançando isso, você já pode considerar-se rico, pois alcançou sua riqueza. 
 
Muitas vezes somos levados a achar que ser rico é ter milhões e milhões de reais na conta. 
 
Da mesma forma, achamos que ser milionário é alcançar um milhão na conta corrente. Quando na verdade alcançamos “apenas” o status de milionário.
 
Afinal, um milhão na poupança (uso como parâmetro) teria rendido no mês de dezembro de 2024 apenas 0,58%, ou seja, R$ 5.800,00!
 
Sempre brinco que num provável bolão da mega-sena da virada com oito amigos cada um teria ganho 79 milhões. Daí todo ano teríamos um encontro anual para celebrarmos essa vitória e veríamos como cada um se comportou financeiramente ao longo de cada ano. Quem ficou mais milionário ou menos e o que fez com sua riqueza. Será que apoiou algum projeto social? 
 
Alcançar a riqueza ética é possível, mas, antes você precisa se preparar para isso enquanto é pobre. 
 
Isso passa pelo conhecimento cada vez mais da Educação Financeira.
 
Conclusão: Para torna-se verdadeiramente rico e independente financeiro é preciso pensar e agir como tal, sem esquecer o lado social. 
 
Se você gostou desse conteúdo e tem interesse em começar a aprender a economizar e investir, entre em contato conosco através do nosso e-mail [email protected]

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Joca Peixoto
Sobre o blog/coluna
Joca Peixoto é economista e contador pela UFPB, com especialização em Educação Financeira pela UNOESTE/SP, aposentado do BB, acumulando passagem em secretarias municipais de Finanças, Receita, Administração e Planejamento no estado da Paraíba. Presidente do Instituto Yunus e sócio da Zain Escritório e Assessoria Econômica e Contábil
Ver notícias
Publicidade
Publicidade