Gleisi Hoffmann (Foto: (Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados))
Conteúdo postado por:
Leonardo Sobreira
247 - A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), fez um alerta após o bilionário Mark Zuckerberg, proprietário da Meta, anunciar a remoção dos checadores de fatos de suas plataformas de redes sociais.
Segundo Gleisi, a decisão de Zuckerberg segue os passos de outro bilionário, Elon Musk, conhecido por suas posições de extrema-direita. Após adquirir o X (antigo Twitter), Musk implementou a política de "notas da comunidade", transferindo aos usuários a responsabilidade de corrigir fake news. Contudo, desde então, a plataforma tem se tornado um ambiente propício à disseminação de informações falsas, ampliando preocupações com a confiabilidade do conteúdo nas redes sociais.
Gleisi afirmou que a decisão da Meta é extremamente grave e representa um claro alinhamento de Zuckerberg ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. A deputada também destacou as acusações infundadas feitas por Zuckerberg, que afirmou que "tribunais secretos" na América Latina promovem "censura".
De acordo com a presidente do PT, Zuckerberg, assim como Elon Musk, declarou uma verdadeira guerra às democracias ao redor do mundo. Para ela, somente a regulação das plataformas digitais urgentemente poderá proteger o Brasil da desinformação e das ameaças à democracia.
"É gravíssima a noticia de que a Meta (Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads) está se alinhando à extrema-direita. Ao se curvar aos anseios de Donald Trump, as redes sociais que praticamente dominam o mercado global se transformam em plataformas políticas tendenciosas, semelhante ao que já acontece no X (antigo Twitter). Utilizando falsos pretextos como 'liberdade de expressão', 'tribunais secretos' e 'censura', e com imenso poder econômico, esses bilionários (Elon Musk anteriormente e, agora, Mark Zuckerberg) atropelam direitos dos usuários e a soberania dos países no ambiente virtual.
Uma declaração de guerra à democracia ao redor do mundo. Por isso precisamos combater a desinformação, fiscalizar as plataformas digitais e exigir mais transparência junto aos usuários, como pede o Projeto de Lei 4.144/2024, apresentando pelo companheiro Pedro Uczai. Estabelecer leis para as redes sociais é urgente, antes que seja tarde demais", escreveu a presidente do PT na plataforma X.
É gravíssima a noticia de que a Meta (Instagram, Facebook, WhatsApp e Threads) está se alinhando à extrema direita. Ao se curvar aos anseios de Donald Trump, as redes sociais que praticamente dominam o mercado global se transformam em plataformas políticas tendenciosas,…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 7, 2025