Publicidade

Quem é o publicitário Sidônio Palmeira, substituto de Pimenta na Secom

Lula e o publicitário Sidônio Palmeira na campanha de 2022. Foto: Divulgação

08/01/2025 às 06h00 Atualizada em 09/01/2025 às 03h13
Por: Redação Fonte: DCM
Compartilhe:
Quem é o publicitário Sidônio Palmeira, substituto de Pimenta na Secom

O publicitário Sidônio Palmeira, substituto de Paulo Pimenta na Secom (Secretaria de Comunicação Social), é próximo do presidente Lula e se aproximou do petista durante a campanha vencedora nas eleições de 2022. O anúncio da troca na pasta foi feito nesta terça (7).

Sua experiência política se iniciou na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e entre 1981 e 1982 ele se tornou vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes na chapa “Viração”, ligada ao PCdoB. O grupo defendia assistência estudantil e atuava como oposição ao governo de Bahia Antônio Carlos Magalhães.


Na época, ele ainda não atuava na comunicação do movimento, apenas como militante e articulador da montagem de estratégicas políticas.

Formado em engenharia, Sidônio migrou para a área de comunicação na década de 1990, iniciando a carreira na campanha de Lídice da Mata, então no PSDB, que se tornou a primeira mulher prefeita de Salvador (BA).


Sidônio Palmeira e Paulo Pimenta. Foto: Secom

Seu trabalho com políticos do PT começou em 2006 na Bahia e ele atuou nas campanhas vitoriosas na Bahia de Jaques Wagner e Rui Costa. Ele, que não gosta de ser chamado de marqueteiro, é crítico de publicitários que costumam ganhar mais notoriedade que os candidatos.

Fora da política, Sidônio tem participação em empresas de produção de tilápias e de avestruz, investimentos no setor imobiliário e mantém uma fazenda em Jacobina, cidade a 340 km de Salvador. Ele também liderou um movimento pela democratização da gestão do Esporte Clube Bahia.

Sidônio deve tomar posse na Secom na próxima terça (14). Pimenta afirmou que sua saída foi motivada por uma “nova fase do governo” e um desejo de Lula por uma pessoa “com perfil diferente”. Ele vai trabalhar na transição da pasta e deve ser mantido no governo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.