Publicidade

‘Ainda Estou Aqui’, de Marcelo Rubens Paiva, alcança mercado dos EUA e Reino Unido com indicações ao Oscar

Obra de Marcelo Rubens Paiva ganha projeção internacional e novo livro abordará desafios durante o governo Bolsonaro

24/01/2025 às 06h29 Atualizada em 24/01/2025 às 10h02
Por: Redação
Compartilhe:
‘Ainda Estou Aqui’, de Marcelo Rubens Paiva, alcança mercado dos EUA e Reino Unido com indicações ao Oscar

Cena do filme "Ainda estou aqui" (Foto: Divulgação)

Conteúdo postado por:
Redação Brasil 247


247 – Na véspera de sua adaptação cinematográfica alcançar a inédita indicação ao Oscar de Melhor Filme, o livro "Ainda Estou Aqui", de Marcelo Rubens Paiva, conquistou contratos para publicação nos Estados Unidos e no Reino Unido. A informação foi divulgada pelo Painel das Letras, da Folha de S.Paulo, destacando que a obra será lançada em 2026 pela editora Charco Press, fruto de uma negociação conduzida pela Agência Riff.

Publicado originalmente pela Alfaguara em 2015, o relato memorialístico sobre a trajetória da família Paiva vem ampliando seu impacto global. Após a estreia do filme dirigido por Walter Salles no Festival de Veneza, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro, o interesse internacional pela obra cresceu exponencialmente. Já traduzido para o português europeu pela editora Dom Quixote, o livro também será publicado na Itália em 2025, pela La Nuova Frontiera.

Na manhã desta quinta-feira, o longa-metragem inspirado no drama familiar de Eunice Paiva conseguiu um feito histórico ao ser indicado ao Oscar na categoria principal e como Melhor Filme Internacional. Além disso, Fernanda Torres foi indicada como Melhor Atriz por sua interpretação marcante.

Em entrevista ao Painel das Letras, Marcelo Rubens Paiva revelou estar trabalhando em uma continuação intitulada "O Novo Agora", que será lançada em junho pelo selo Companhia das Letras. O novo livro trará à tona os desafios enfrentados por sua família durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, um período de tensão pessoal para o autor. "Vai ser sobre como a minha família sofreu durante o período do Bolsonaro, que era nosso inimigo pessoal e nós nem sabíamos disso", declarou Paiva. Ele relembrou episódios polêmicos, como quando o ex-presidente "cuspiu no busto do meu pai e disse mentiras sobre ele ter participação na luta armada".


Segundo a editora, o livro abordará também a luta de Marcelo como pai, enquanto busca criar seus filhos e honrar a memória de sua mãe em um cenário político marcado pelo avanço da extrema direita. O autor pretende lançar luz sobre como questões históricas e políticas continuam a moldar sua vivência familiar e pessoal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.