Evento culmina com o Seminário Municipal de Educação, destacando o trabalho conjunto de profissionais da educação e o uso de tecnologia para transformar a prática pedagógica
A Jornada Pedagógica Municipal de Educação 2025, promovida pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), chega ao fim nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, com a realização do Seminário Municipal de Educação, que marca a culminância das atividades desenvolvidas durante toda a semana.
O seminário está sendo realizado no Teatro Municipal Severino Cabral nos turnos da manhã e da tarde, reunindo centenas de profissionais da Rede Municipal de Ensino, que participaram de uma programação diversa e incluindo a palestra “Motivação docente” com o professor e escritor Sérgio Vale da Paixão.
A abertura do seminário foi marcada por apresentações culturais com a dupla Erika Marques e Silvio Silva e pelo grupo de instrutores do Programa ’Capoeira nas Escolas’, que tocaram o hino nacional e o de Campina Grande, como também entregaram comendas às autoridades presentes. O grupo recebeu recentemente o título de ’Maior Grupo de Capoeira nas Escolas do Brasil’, uma conquista importante que foi celebrada durante a cerimônia.
O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, destacou a importância da Jornada para o fortalecimento da educação no município.
“Esse momento foi extremamente positivo, com atividades realizadas em diversos horários e locais, reunindo todos os profissionais da educação. Todos estão agora mais motivados, especialmente com o reajuste salarial já aplicado desde janeiro. Além disso, tivemos avanços importantes, como o crescimento de mais de 50% na alfabetização das crianças de 6 a 8 anos, o que mostra que estamos no caminho certo para melhorar a educação”, comemorou.
O Seminário de encerramento também foi marcado pelo lançamento do documentário ’Tecnologia na Educação’, produzido pela equipe de comunicação da Seduc e que exibe os investimentos em inovação tecnológica nas escolas municipais de Campina Grande.
O documentário ’Tecnologia na Educação’ pode ser acessado através do canal da Seduc:
Durante a Jornada, que teve início no dia 4 de fevereiro, os profissionais da Educação participaram de uma programação intensa com palestras, oficinas e grupos de trabalho, promovendo o alinhamento pedagógico e a qualificação dos educadores, que foram capacitados em diversos temas, com ênfase na formação contínua de professores, gestores, técnicos e demais colaboradores da Rede Municipal de Ensino.
O Seminário Municipal de Educação segue durante à tarde, tendo início às 14h, trazendo a mesma programação para um novo público. As inscrições já foram encerradas e a expectativa é de que o teatro esteja lotado, assim como pela manhã.
Autoridades presentes
Durante a manhã , o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a vereadora e presidente da Comissão da Educação na Câmara Municipal de Campina Grande, Fabiana Gomes; a diretora técnico-pedagógica da Seduc, Vera Passos; a diretora de apoio às escolas, Ana Lúcia Teixeira; a gerente de projetos, Fabíola Gaudêncio; a gerente de Ensino Fundamental, Adriana Sá; o diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo; a coordenadora adjunta da Educação Étnico-Racial, Gracia Núbia; a gerente de apoio ao estudante, Maria Francinete; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Sônia Matias.
O evento simboliza a união de esforços e a dedicação contínua da Prefeitura de Campina Grande e da Seduc para aprimorar a educação pública e proporcionar aos alunos uma formação de qualidade, preparada para os desafios do futuro.