O jornalista Rui Xavier morreu na madrugada deste sábado (1), aos 79 anos, no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) lamentou a perda do profissional, que era conselheiro da entidade, e destacou sua importância para o jornalismo brasileiro.
Nascido em 1945 na mesma cidade, Xavier iniciou sua carreira no final da década de 1960. Durante a ditadura militar, o jornalista se destacou pela coragem e pelo compromisso com a verdade, cobrindo a repressão contra jornalistas e noticiando a morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975.
Sua trajetória política o levou a ser detido no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, devido à sua atuação como jornalista engajado com os direitos humanos. Com passagens por importantes redações, Rui trabalhou na Gazeta Mercantil e no Estado de S. Paulo, onde se destacou na cobertura de temas econômicos e políticos.
Um dos momentos mais marcantes de sua carreira ocorreu em 1994, no programa Roda Viva, da TV Cultura, quando Rui Xavier protagonizou um embate histórico com o então candidato à Presidência, Orestes Quércia. Durante a entrevista, Ele questionou Quércia sobre seu enriquecimento, o que gerou uma discussão acalorada entre os dois.
Confira o vídeo:
Embate de Rui Xavier com Orestes Quércia na íntegra
— 🌻Andrea Borghesi 🇮🇹🇧🇷🇦🇺 (@AndreaBorghesi7) January 1, 2025
Orestes Quércia e Rui Xavier entram em conflito depois que o jornalista pergunta ao político sobre seu enriquecimento. pic.twitter.com/SkQ39y8SdY