Presidenta do México convoca a população a uma assembleia, onde submeterá suas medidas à aprovação popular
247 - A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse nesta terça-feira (4) que o México responderá às tarifas impostas pelos Estados Unidos com suas próprias tarifas retaliatórias sobre produtos norte-americanos.
A líder mexicana escreveu na rede social X que no próximo domingo (9) anunciará os produtos que o México irá atingir no domingo em ums grande manifestação na praça central da Cidade do México, o Zócalo.
“Convido vocês no domingo, 9 de março, ao meio-dia, para uma assembleia no Zócalo, na Cidade do México, na qual apresentaremos nossas ações contra a decisão unilateral do governo dos Estados Unidos de aumentar as tarifas sobre as exportações mexicanas em 25%. Nossa força são as pessoas; juntos sempre avançamos.
Les invito el domingo 9 de marzo a las 12 del día al Zócalo de la Ciudad de México a una asamblea en la que presentaremos las acciones frente a la decisión unilateral del gobierno de los Estados Unidos de subir 25 por ciento los aranceles a las exportaciones de México.
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) March 5, 2025
Nuestra… pic.twitter.com/dE9171eK52
"Não há motivo ou razão, nem justificativa que suporte essa decisão que afetará nosso povo e nossas nações", disse ela. "Responderemos com medidas tarifárias e não tarifárias", disse a presidente ao ressaltar a decisão unilateral americana, que ela classificou como "injustificável". "Sempre buscaremos medidas negociadas", defendeu.
Sheinbaum destacou que o México é um país "soberano", mas que não quer iniciar um confronto comercial com os Estados Unidos.