Essa semana fui surpreendido por uma declaração de um parente na plataforma X, quando o mesmo afirmou que “não quer para o Brasil nem ditadura nem comunismo, e sim o capitalismo.”
Será que ele sabe o que está falando? Vamos ajudar a entender a frase.
Vejamos então:
Ditadura é um regime autoritário onde o líder do sistema impõe a nação as suas vontades em detrimento dos direitos civis e até mesmo sua Constituição. Esse tipo de regime pode existir tanto pelo extremismo de esquerda (El Salvador, Coreia do Norte, Venezuela, etc) como pelo extremismo da direita (Brasil 1964-1985), Chile (1973-1990) e Argentina (1966-1973).
Portanto, fica claro que qualquer que seja a ideologia, seja de esquerda ou direita poderá tornasse uma ditadura.
Comunismo é uma ideologia política que busca a abolição da propriedade privada e a criação de uma sociedade igualitária, sem classes sociais. No comunismo, o Estado é abolido e a produção é controlada pela comunidade.
Capitalismo é um sistema que se baseia no lucro, na defesa da propriedade privada, na livre iniciativa, no livre-comércio e no individualismo. A riqueza nesse sistema é considerada mérito da pessoa.
Faltou meu nobre parente citar o Socialismo, um sistema que é contra a existência da propriedade privada e defende os interesses da coletividade. No socialismo, os meios de produção são controlados pelos trabalhadores e pelo Estado a fim de reduzir as desigualdades sociais, ofertando trabalho para todos e distribuindo igualmente a riqueza produzida.
Até pouco tempo atrás, o nome Comunismo estava devidamente guardado nas gavetas e nos debates entre professores, filósofos e amantes do tema. Foi ressuscitado erroneamente a partir de 2018 pelo clã bolsonarista para designar toda e qualquer pessoa que não compactuasse com o pensamento deles, cuja bandeira seria a volta do poder militar ao núcleo central da política nacional.
As pessoas que não votassem em candidatos bolsonaristas passariam a serem chamados de comunistas.
Mas afinal, o que isso tem a ver com a educação financeira? Entendendo como funciona os sistemas econômicos e como você pensa e entende como propriedade privada e o que você anseia para a sociedade, fica mais fácil você entender qual a sociedade você quer viver.
Tem chances de um dia o Brasil torna-se uma nação comunista? Claro que não! Agora explicar isso para pessoas que oram para pneus, acredita que a terra é plana e que vacinas não salvam vidas e quase impossível,
Bom domingo a todos e viva nossa Constituição.