Uma comitiva de vereadores de Campina Grande realizou uma visita ao Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) na manhã desta quinta-feira, 13, e verificou a qualidade e a excelência do serviço prestado na maternidade, que tem 74 anos de funcionamento e que realiza mais de 5 mil partos por ano, sendo a referência em gestação de alto risco para 174 municípios paraibanos.
“Nós não encontramos nenhum relato, tenho que ser honesto, das parturientes, das pacientes que aqui estão, fazendo algum relato desapontador ao atendimento”, disse o vereador Olímpio Oliveira.
“É importante ressaltar a relevância que o ISEA tem não só para Campina Grande, mas para todo o estado. É uma maternidade que realiza procedimentos de média e alta complexidade, atendendo mais de 170 municípios paraibanos — pertencentes ou não à 2ª Macrorregião de Saúde, muitos deles sem pactuação — além de algumas cidades de estados vizinhos que necessitam de atendimento de urgência, já que a unidade funciona como porta aberta e referência em casos de alto risco. Para além desse episódio, aqui também preciso reforçar os inúmeros profissionais qualificados que temos na instituição, bem como os diversos casos exitosos que ali existem e precisam ser reconhecidos por nossa sociedade”, disse a vereadora Carol Gomes.
“Nós nos dirigimos a uma visita com o secretário, os diretores e médicos aqui do ISEA. Nós fizemos uma visita, conversamos com as pessoas que estão aqui, mães que tiveram crianças, mães que vão ter crianças e pessoas que vão ser atendidas”, disse o vereador Pimentel Filho.
“Até onde a gente pode acompanhar, tendo inclusive o cuidado de entrar em espaços que as mulheres não tivessem expostas ou que pudesse apresentar riscos às pessoas que estão nesses procedimentos, visitamos esses espaços acompanhados da direção. Claro que cada vereador vai ter sua impressão e cada vereador vai fazer sua conclusão para darmos encaminhamentos”, disse a vereadora Jô Oliveira.
“Estivemos visitando vários setores aqui do ISEA e constatando, conversando com pais e mães que aqui estão. Vimos o zelo da direção com o trabalho desenvolvido e, acima de tudo, dos trabalhadores dessa maternidade, a única que cuida de um raio muito grande de pessoas e que cuida de algo muito complexo. Atirar pedras é fácil, mas é difícil fazer o que a prefeitura vem fazendo aqui nessa unidade hospitalar”, disse o vereador Alexandre Pereira.
Também participaram da visita os vereadores Aninha Cardoso, Carol Gomes, Marcos da Eletropolo, Pâmela Vital, Rafafá, Waléria Assunção, Wellington Cobra, Valéria Aragão. Os diretores do ISEA, Ítalo Cunha e Suelem Clementino, apresentaram o serviço aos parlamentares, junto ao secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior.
A Secretaria de Saúde convidou membros das comissões parlamentares da Mulher e da Saúde da Câmara Municipal de Vereadores para participarem da sindicância que vai investigar a denúncia de um caso de negligência médica ocorrida na maternidade.