A vice-cônsul da Colômbia, Claudia Ortiz Vaca, foi baleada na manhã de sexta-feira (16) na avenida Nove de Julho, em São Paulo, após uma tentativa de assalto. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que a diplomata é atingida por um tiro na cintura enquanto caminhava pela calçada. O disparo partiu de um policial militar à paisana que reagiu ao crime.
Segundo o boletim de ocorrência, o PM estava em um carro de aplicativo quando viu criminosos tentando roubar uma passageira de táxi. O policial, que se identificou como agente, sacou a arma e efetuou “alguns disparos” após um dos assaltantes fazer um movimento suspeito, segundo a versão do PM.
Foi então que percebeu que Claudia havia sido atingida. “Ela caiu, e eu parei para socorrê-la”, relatou o PM. A vice-cônsul foi levada ao Hospital Israelita Albert Einstein, onde passou por cirurgia para a retirada do projétil. Seu quadro é estável, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.
Claudia Ortiz Vaca, vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, foi baleada na manhã desta sexta-feira (14), durante uma tentativa de assalto na capital paulista. Um policial de folga tentava impedir o assalto e perseguia três rapazes. Ela foi atingida na troca de tiros. A mulher de 30… pic.twitter.com/yp2TOG4gWB
— Hugo Gloss (@HugoGloss) March 15, 2025