Publicidade

Morre aos 57 anos o ativista digital e militante histórico Maurício Falavigna

O ativista Maurício Falavigna, morto aos 57 anos em São Paulo. Arquivo Pessoal

16/03/2025 às 07h03 Atualizada em 16/03/2025 às 17h45
Por: Redação Fonte: DCM
Compartilhe:
Morre aos 57 anos o ativista digital e militante histórico Maurício Falavigna

Morreu de infarto na manhã deste sábado (15), em São Paulo, o ativista Maurício Falavigna, um dos principais nomes da inclusão digital no Brasil.

Falavigna esteve à frente das primeiras oficinas voltadas à democratização do acesso à tecnologia e teve papel decisivo na criação de programas que marcaram o início do século nessa área. Seu trabalho foi essencial para estruturar iniciativas como os telecentros, começando pelo primeiro deles, inaugurado em 1998, no Capão Redondo.

Além de técnico e ativista, Falavigna era reconhecido por sua postura firme e irreverente. Sempre alinhado aos ideais progressistas, manteve uma atuação crítica dentro do campo político e nunca se furtou ao debate. Para ele, a inclusão digital não era apenas um conceito, mas um compromisso prático com a transformação social, defendendo o acesso à tecnologia como um direito fundamental.


Autor de diversos artigos publicados no DCM, teve sua morte lamentada no X (antigo Twitter), rede da qual era ativo participante.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários