A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, fez uma grave denúncia sobre o plano do PL para tentar livrar Jair Bolsonaro da cadeia. Segundo ela, o partido estaria articulando medidas legislativas e jurídicas para proteger o ex-presidente das investigações e possíveis condenações nos casos de tentativa de golpe, joias sauditas e outros escândalos.
No entanto, a tentativa de proteção enfrenta resistência dentro do próprio Congresso e do Judiciário. A cúpula do STF, especialmente o ministro Alexandre de Moraes, tem reforçado a necessidade de punição para os atos antidemocráticos.
Entre as estratégias do PL estariam:
O Projeto de Lei 2.858, conhecido como PL da Anistia, determina a completa impunidade de todos que tramaram, participaram, apoiaram e financiaram os atentados contra a democracia no país desde o dia da eleição do presidente Lula até a data de aprovação do projeto. Isso inclui Jair Bolsonaro e seus cúmplices apontados na denúncia da PGR que começa a ser julgada esta semana. O texto não deixa dúvidas:
“Art. 1º Ficam anistiados manifestantes, caminhoneiros, empresários e todos os que tenham participado de manifestações nas rodovias nacionais, em frente a unidades militares ou em qualquer lugar do território nacional do dia 30 de outubro de 2022 ao dia de entrada em vigor desta Lei.”
“§1º A anistia de que trata o caput compreende crimes políticos ou com estes conexos e eleitorais.”
“§2º Consideram-se conexos, para efeito deste artigo, os crimes de qualquer natureza relacionados com crimes políticos ou praticados por motivação política.”
Em linguagem clara: além dos atentados de 8 de janeiro, dos acampamentos nos quartéis, bloqueios de estradas, da bomba no aeroporto de Brasília, seriam perdoados como “crimes conexos” os decretos do golpe, o plano de assassinato de Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes, a conspiração com os chefes militares, todos os crimes praticados por Bolsonaro e seus cúmplices contra a democracia, inclusive os crimes eleitorais.
Não é, nunca foi para as “senhorinhas da Bíblia”. O PL da Anistia é para livrar Bolsonaro da cadeia.
Translate post
11:05 AM · Mar 22, 2025
·
39K
Views
O Projeto de Lei 2.858, conhecido como PL da Anistia, determina a completa impunidade de todos que tramaram, participaram, apoiaram e financiaram os atentados contra a democracia no país desde o dia da eleição do presidente Lula até a data de aprovação do projeto. Isso inclui…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) March 22, 2025