Rodrigo Manga com medalha de Bolsonaro e o material apreendido pela PF na Operação Copia e Cola.
Créditos: Reprodução de vídeo Rede X / DPF
Por Plinio Teodoro
A Polícia Federal (PF) divulgou na manhã desta terça-feira (10) imagens dos materiais apreendidos durante a Operação Copia e Cola, que tem entre os alvos o prefeito bolsonarista de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos).
Manga, conhecido como prefeito tiktoker, é acusado de suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde na cidade do interior paulista.
Segundo a PF, foi determinado o sequestro de bens e valores em um total de até 20 milhões de reais. Entre os bens apreendidos estão caixas cheias de nota de R$ 50 e um cofre pela metade com mais notas, de R$ 100, além de carros de luxo, como Porsche, e armamento de grosso calibre, como fuzis.
A investigação teve início no ano de 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde no município de Sorocaba. Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro, por meio de depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.
Mais de 100 policiais federais cumpriram 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, todas no estado de São Paulo, além de um mandado de busca e apreensão na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.
Os investigados poderão responder, de acordo com suas condutas individualizadas, pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.
Bolsonaro e convite para Marçal
Nas redes sociais, Manga ficou conhecido por vídeos de lacração. Nesta quinta-feira (10), após a operação da PF, ele aproveitou o engajamento em torno de seu nome para lançar uma suposta candidatura à Presidência. Detalhe: ele é do Republicanos, que trabalha pela candidatura do governador Tarcísio Gomes de Freitas, que é filiado à sigla.
Manga também coleciona encontros com Jair Bolsonaro (PL), de quem recebeu a medalha de Imbrochável, Imorrível e Incomível, para mais um vídeo de lacração nas redes.
Logo após ser reeleito no 1º turno com 73,75% dos votos, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, fez postagem em suas redes sociais convidando o influenciador Pablo Marçal (PRTB) para ocupar o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico na cidade.
Marçal acabara de ser derrotado no primeiro turno na disputa para a prefeitura de São Paulo.
No vídeo de convite, Rodrigo Manga cita a trajetória empresarial de Marçal para justificar o convite.
“Nós sabemos que o Pablo é um grande empresário, uma referência nacional de sucesso, que conseguiu vencer na vida”, disse Manga. Marçal não aceitou o convite.
Veja parte do material apreendido pela PF:
A Polícia Federal faz operação na manhã desta quinta-feira (10) em Sorocaba, interior de São Paulo, contra organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos destinados à saúde. Policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa do prefeito Rodrigo Manga… pic.twitter.com/mRR6ZADVds
— Folha de S.Paulo (@folha) April 10, 2025