Publicidade

Polícia Civil de SP mira banqueiros em esquema de desvio milionário para offshore em Belize

O prejuízo pode chegar a R$ 500 milhões.

23/04/2025 às 10h52 Atualizada em 24/04/2025 às 08h41
Por: Redação Fonte: FolhadaPB
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta quarta-feira (23) a operação Floresta Devastada, que investiga um esquema de desvio de recursos de clientes brasileiros para uma offshore em Belize, na América Central. Os principais alvos são os irmãos banqueiros Nelson, Noberto e Jaime Nogueira Pinheiro, sócios da MRCP Participações S/A.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em nove endereços, com apreensão de joias, obras de arte, dinheiro vivo, celulares e documentos. As suspeitas envolvem estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A investigação começou em 2023, após suspeitas de fraude em recuperação judicial da Brickell Participações S/A, empresa ligada ao grupo investigado. O MP de SP aponta que houve manobras para ocultar patrimônio e enganar credores, usando inclusive o banco panamenho FPB Bank Inc, que teria transferido investimentos de clientes para Belize sem devolução.

O escândalo envolve empresas como:

FPB Bank Inc (intervindo no Panamá)

Brickell Participações S/A (liquidada pelo Banco Central do Brasil)

Ducoco Produtos Alimentícios SA (vendida para Malibu Holding SA, com a legalidade da transação questionada)

Clientes afetados participavam do programa de Repatriação de recursos lícitos lançado em 2016. Duas vítimas relataram perdas de cerca de R$ 130 milhões.

A defesa dos investigados ainda não foi localizada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários