Ele enfrentava um câncer de bexiga desde novembro de 2023. O velório será nesta quarta (14), das 9h às 20h, na Mansão do Caminho, instituição social que fundou. O sepultamento acontecerá no Cemitério Bosque da Paz.
Nascido em 1927, em Feira de Santana (BA), Divaldo teve uma infância marcada por repressão religiosa e experiências mediúnicas precoces. Superou a paralisação causada pela morte do irmão e se converteu ao Espiritismo ainda jovem. Em Salvador, iniciou seu trabalho assistencial ao lado de Nilson de Souza Pereira, dando origem ao complexo educacional e filantrópico Mansão do Caminho, que já beneficiou mais de 35 mil crianças.
Autor de mais de 250 livros psicografados e conhecido internacionalmente por palestras em 65 países, Divaldo era considerado o principal divulgador da doutrina espírita após Chico Xavier. Nos últimos anos, ganhou notoriedade também por seu apoio explícito ao ex-presidente Jair Bolsonaro, sendo citado por lideranças da extrema-direita como uma referência espiritual conservadora.