O candidato à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), Arimatéia França, criticou declarações recentes do pré-candidato a deputado federal Pedro Matias, que defendeu a presença do PT na chapa majoritária do PSB nas eleições de 2026. Para Arimatéia, discutir alianças eleitorais neste momento é “prematuro e precipitado”.
“Estamos num processo de eleições internas, discutindo o futuro do partido nos próximos anos. Estamos conversando com todos os diretórios do Estado e organizações sociais, buscando ouvir todas as vozes que desejam um PT forte, organizado em toda a Paraíba e que dê sustentação para a reeleição do presidente Lula”, afirmou Arimatéia.
Ele reforçou que o partido ainda não deliberou, internamente, qualquer definição sobre alianças futuras, tampouco autorizou dirigentes a conduzirem esse tipo de diálogo com outras siglas.
Bancada federal e discurso desmotivador
Arimatéia também criticou a avaliação do atual presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, que declarou recentemente que o partido teria condições de eleger apenas um deputado federal em 2026. Para ele, esse tipo de discurso “desestimula” os filiados e enfraquece o lançamento de candidaturas competitivas.
“Temos que ter entusiasmo, levantar nossa bandeira e continuar realizando grandes obras em todo o país e na Paraíba. Dizer hoje que o PT não vai integrar a chapa majoritária é precipitado. Ainda nem pautamos essa discussão”, pontuou.
PED 2025: eleições internas marcadas
O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT está marcado para o dia 6 de julho de 2025, com votação em todos os diretórios municipais, das 9h às 17h, respeitando o horário local de cada região do país.