Pedro Rousseff expõe Nikolas Ferreira após prisão do primo do bolsonarista por tráfico de drogas.
Créditos: Reprodução/Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Por Ivan Longo
O vereador Pedro Rousseff (PT-MG), de Belo Horizonte, publicou um vídeo neste domingo (1), que vem viralizando nas redes sociais, no qual lança acusações graves contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), associando seu nome a suspeitas de uso indevido de emendas parlamentares, relações familiares com o tráfico de drogas e suposta conexão com facções religiosas criminosas em Belo Horizonte. As denúncias na esteira da recente prisão do primo de Nikolas, flagrado com 30 quilos de drogas.
"Você com certeza conhece o deputado Nikolas Ferreira. O bolsonarista que grita contra o sistema, faz vídeos apelando pra moral e bons costumes e vive apontando o dedo", inicia Pedro Rousseff em seu vídeo. O vereador vai além das ironias para apresentar um suposto esquema envolvendo repasses de verba pública.
Segundo Rousseff, "em 2024, Nikolas destinou emendas multimilionárias pra uma cidadezinha específica em Minas Gerais. Por quê? Porque lá o seu tio, Enéas Fernandes, era secretário municipal e pré-candidato a prefeito".
A revelação adquire contornos ainda mais comprometedores quando Pedro Rousseff informa que o filho de Enéas – e primo de Nikolas – foi preso por tráfico internacional de drogas. “Foi flagrado com 30 quilos de droga no seu carro. 30 quilos, gente? Não era pra consumo, né?”, provocou o vereador.
“Agora, imagine só se fosse o Lula mandando milhões da verba da educação pra uma ONG do seu tio e depois descobrissem que o primo tá no tráfico internacional. Ia ser capa na Veja, GloboNews especial, Plantão da Jovem Pan e, claro, vídeo do Nícolas chorando no plenário. Mas quando é do lado de lá, silêncio. Ninguém fala nada", prossegue o vereador do PT.
Pedro Rousseff também levanta suspeitas sobre o domínio de uma facção criminosa com viés religioso na comunidade onde Nikolas cresceu.
“Níkolas nasceu na cabana do Pai Tomás, comunidade aqui de Belo Horizonte. E desde que virou deputado, começaram a surgir denúncias que uma facção evangélica... Sim, você leu certo... evangélica tomou conta da região. Eles usam a bandeira de Israel como símbolo e misturam tráfico de drogas com religião. Isso tem nome. Narcopentecostalismo. É o tráfico que ora antes da execução, que batiza com fuzil em punho e que domina o território com Bíblia e bala", dispara o petista.
O vídeo termina com um chamado direto à população e às autoridades.
“A gente precisa cobrar investigação, exigir transparência e principalmente não cair nesse papinho de salvador da pátria que esconde os próprios fantasmas debaixo do tapete da igreja. Se fosse o Lula, era manchete. Mas como é o Nícolas, vira silêncio. Compartilha esse vídeo, porque se a justiça é pra todos, então que seja pra todos mesmo", diz Pedro Rousseff.
Assista:
Nikolas Ferreira: a caixa preta pic.twitter.com/TtxukGO3Yb
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) June 1, 2025
Nikolas Ferreira quebra o silêncio sobre a prisão do primo
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se manifestou por meio de rede social neste domingo (1º) sobre a prisão de seu primo, divulgada na sexta-feira (30).
Glaycon Raniere de Oliveira Fernandes foi preso em flagrante por tráfico de drogas na semana passada durante uma operação de rotina em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Segundo informações das autoridades policiais e registros do sistema carcerário, ele foi detido com 30 quilos de maconha e quatro gramas de cocaína, e está custodiado no Presídio Professor Jacy de Assis.
"Pra mim não é uma situação que merece que eu perca meu tempo, até porque não é algo que me envolve. Se qualquer pessoa, seja relacionada a mim de alguma forma ou não, cometer crime, ela tem que pagar por isso. É bem simples. O que eu vejo é mais uma tentativa frustrada de desgastar minha imagem. E mais uma vez sem sucesso", disse o parlamentar no X, antigo Twitter.
Ele ainda ironizou a divulgação da detenção. "Agradeço por este presente de aniversário. Porque mesmo meu primo sendo preso há 7 dias, fizeram questão de noticiar no meu aniversário." As autoridades policiais responsáveis pela prisão estão sob comando do governo de Minas Gerais, que tem como titular Romeu Zema (Novo), próximo ao bolsonarismo.
Cobranças nas redes
Nas redes sociais, diversas pessoas cobraram uma declaração do deputado bolsonarista sobre a prisão do primo. Parlamentares também abordaram a questão.
“É essa a ‘família’ que Nikolas defende? Será que Nikolas sabia que seu primo era traficante e mesmo assim se envolveu nessa campanha eleitoral?”, afirmou a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em suas redes sociais.
A deputada se refere ao fato de Nikolas ter destinado cerca de 1,5 milhão de reais em emendas à Nova Serrana (MG) em 2024, cidade onde o tio do deputado e pai de Glaycon, Enéas Fernandes (PL), foi candidato derrotado à prefeitura.
O também parlamentar André Janones (Avante) também postou a respeito. “Ao contrário do que fazem comigo, não serei baixo nem leviano. É importante mencionar que, ATÉ O MOMENTO, não existe ainda nenhuma prova cabal que ligue Nikolas Ferreira ao narcotráfico, porém as investigações seguem e a qualquer momento novas revelações virão à tona”, escreveu.
Rogério Correia (PT), em um estilo mais agressivo, ironizou: “Não há nenhuma prova de que as emendas de Nikolas tenham financiado o tráfico na família dele. Deus, Pátria e Farinha!”.