Pelo menos dez pessoas foram mortas em uma escola na cidade austríaca de Graz na terça-feira, 10, segundo as autoridades. A polícia informou que foi chamada à escola após tiros terem sido ouvidos no local.
As vítimas incluíam o suposto atirador, segundo a citação do ministério do interior à emissora austríaca ORF. Relatos indicam que se trata de um ex-aluno de 22 anos.
O Salzburger Nachrichten relatou que as informações iniciais sugerem que ele tinha uma pistola e uma espingarda, ambas supostamente de posse legal.
Vários feridos graves incluíam alunos e professores, disse o porta-voz da polícia, Fritz Grundnig, à mídia local.
Forças especiais estavam entre as enviadas para a Escola Secundária BORG Dreierschützengasse após uma ligação às 10h, horário local. A polícia informou na rede social X cerca de uma hora depois que a operação ainda estava em andamento e envolvia um helicóptero.
“Atualmente, uma operação policial está em andamento… A razão do envio foi que tiros foram ouvidos no prédio”, afirmou a polícia no X, confirmando o ataque em Graz.
Graz, a segunda maior cidade da Áustria, está localizada no sudeste do país e tem cerca de 300 mil habitantes.
Em fevereiro, um esfaqueamento deixou um adolescente morto e outras cinco pessoas feridas no sul da Áustria, com um requerente de asilo sírio de 23 anos detido.
#BREAKING: At least 9 dead in school shooting in Graz, Austria
— JUST IN | World (@justinbroadcast) June 10, 2025
Preliminary reports indicate that the attacker was shot dead, Both students & teachers are among the victims.#Austria #Graz pic.twitter.com/Abt0SoT80r