Publicidade

Ativista brasileiro preso em Israel é mandado para a solitária

Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila. Foto: Reprodução

11/06/2025 às 14h32 Atualizada em 13/06/2025 às 05h14
Por: Redação Fonte: DCM
Compartilhe:
Ativista brasileiro preso em Israel é mandado para a solitária

O ativista brasileiro Thiago Ávila (38), preso no início da semana em Israel enquanto levava ajuda humanitária a Gaza em um barco, foi levado para a solitária, cela individual e isolada de qualquer contato humano. A família dele foi informada por sua advogada na manhã desta quarta (11).

Luana Ávila, policial civil e irmã de Thiago, afirmou que agentes israelenses ameaçaram prendê-lo por uma semana na solitária por se recusar a assinar o documento para deportação. O ativista ainda anunciou greve de fome.

“Thiago entrou em greve de fome e sede para pressionar pela sua liberação. Não sabemos também se há receio dele sobre a procedência dos alimentos”, afirmou ao Metrópoles. Luana relata que ele rejeitou assinar o documento com a autodeportação porque estaria assumindo culpa sobre entrar ilegalmente em Israel.

Ainda segundo sua irmã, a defesa de Thiago apontou a inexistência de delito durante seu julgamento e alegou que os passageiros do barco “estavam em águas internacionais com embarcação civil desarmada com autorização para navegar”.

Ativistas da Coalizão Flotilha da Liberdade foram interceptados por agentes de Israel no início da semana. Foto: Reprodução

O brasileiro foi detido na noite do último domingo (8), no horário de Brasília, enquanto estava a bordo do veleiro Madleen, operado pela Coalizão Flotilha da Liberdade (FFC, em inglês), com outros ativistas, como a sueca Greta Thunberg.

A embarcação foi interceptada por Israel, que prometeu deportar todos os passageiros para seus respectivos países de origem. Nesta quarta (11), a Justiça local determinou a expulsão de Thiago e seu retorno ao Brasil.

A FFC acusa o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de violar o direito internacional ao interceptar o veleiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários