Publicidade

Governador de SC propõe separação do Sul do país

Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, durante fala separatista no “Construa Sul 2025”, em Curitiba. Divulgação

16/06/2025 às 07h18 Atualizada em 17/06/2025 às 07h23
Por: Redação Fonte: DCM
Compartilhe:
Governador de SC propõe separação do Sul do país

Na abertura do Construa Sul 2025, evento realizado na quinta-feira (12), em Curitiba (PR), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), defendeu em discurso a separação da região Sul do restante do Brasil.

Continua após a publicidade
Anúncio

A fala ocorreu na presença dos também governadores Ratinho Jr. (PSD), do Paraná e Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, que aplaudiram. Tratava-se de um encontro voltado à integração dos estados do Sul com o Mato Grosso do Sul, especialmente em áreas como infraestrutura, proteção e defesa civil.


“Sul tá conosco, né? Vamos fazer o país do Sul aqui”, disse Mello. “Daqui um pouco nós chegamos lá, né? Tem dois candidatos a presidente da República aqui, né? Pode ser que daqui um pouco, se o negócio não funcionar muito bem lá pra cima, nós passamos uma trena pro lado de cá, né? E fazemos o Sul é nosso país, né?”

Desde 2021, incitar a separação de parte do território nacional é crime previsto no artigo 359-R do Código Penal, incluído pela Lei nº 14.197/2021, que revogou a antiga Lei de Segurança Nacional.


O artigo estabelece pena de reclusão de 2 a 6 anos para quem “tentar desmembrar parte do território nacional para constituir país independente”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários