Publicidade

Israel pressiona EUA a usar superbomba contra Irã; conheça a MOP

A bomba Massive Ordnance Penetrator – Getty Images

18/06/2025 às 05h59 Atualizada em 19/06/2025 às 06h06
Por: Redação Fonte: DCM
Compartilhe:
Israel pressiona EUA a usar superbomba contra Irã; conheça a MOP

A bomba Massive Ordnance Penetrator

Israel tem avançado em sua missão de enfraquecer o programa nuclear do Irã, com operações militares de precisão. No entanto, especialistas afirmam que um ataque realmente eficaz às instalações subterrâneas iranianas depende do apoio dos Estados Unidos, especialmente do fornecimento de uma arma-chave: a Massive Ordnance Penetrator (MOP), também conhecida como GBU-57.

Continua após a publicidade
Anúncio

Essa bomba de 13,6 mil quilos, projetada para penetrar estruturas extremamente reforçadas, só pode ser lançada por bombardeiros estratégicos B2 — aeronaves que Israel não possui.


Apesar do uso atual de bombas antibunker de menor potência, como a GBU-31(V)3 e a GBU-28, “nenhuma tem a potência da americana MOP”, alertam especialistas. As armas israelenses conseguem perfurar até seis metros de concreto, enquanto a MOP pode alcançar 60 metros de profundidade.

Justin Bronk, analista do Royal United Services Institute (RUSI), analisou imagens de satélite de Fordow, após os recentes ataques israelenses. Embora as imagens sejam inconclusivas, Bronk afirma que o padrão de danos “corresponderia ao uso de bombas penetrantes. Provavelmente GBU-31(V)3 ou até mesmo GBU-28, mais especializadas em penetração”.


Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, com a mão no queixo
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel – Reprodução

Ainda assim, há dúvidas se mesmo a MOP conseguiria destruir instalações que, segundo estimativas, podem estar a até 800 metros abaixo do solo.

Segundo o New York Times, o presidente Donald Trump cogita agora enviar bombardeiros B2 equipados com MOPs para apoiar Israel. Em abril, o jornal britânico Times revelou que o republicano considerou usar esses bombardeiros a partir da base de Diego Garcia, mas eles acabaram sendo utilizados apenas contra alvos houthis no Iêmen.

“O presidente ainda terá a opção de ordenar que Fordow e outras instalações nucleares sejam destruídas”, diz a publicação. No entanto, “Netanyahu tem pressionado os EUA a disponibilizar seus equipamentos antibunker desde o governo Bush [entre 2000 e 2008], até agora sem sucesso”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários