Por Basílio Carneiro
O vídeo é curto, mas o estrago é grande. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu virar protagonista de mais uma cena que envergonha a política paraibana. No meio da festa de São João em Patos, com direito a patrocínio do governo federal, lá estava ele: com um sorriso largo, aceitando o "desafio" de amigos e virando um gole de uísque Chivas Regal 12 anos, direto da garrafa, como se fosse um adolescente inconsequente brincando de "quem aguenta mais".
O problema não é o uísque. Não é a festa. Não é o São João. O problema é a falta de noção de quem ocupa, hoje, o cargo mais importante da Câmara dos Deputados. Um cargo que exige postura, equilíbrio e, principalmente, respeito ao povo que paga essa conta toda.
Nas redes sociais, o vídeo virou motivo de indignação. Teve gente lembrando que o mesmo Hugo Motta que faz graça com uísque é o que ajudou a aumentar a conta de luz da população. O mesmo que quer garantir aposentadoria dupla pra ele e os colegas de Parlamento. O mesmo que já gastou R$ 27 mil em um jantar com dinheiro público. Tudo pago, claro, com o nosso suor.
Enquanto o povo de Patos e de todo o Brasil aperta o cinto, o presidente da Câmara segue comemorando com Chivas na mão e sorriso no rosto. Dá até pra entender: quando a vida é bancada pelo povo, a ressaca nunca chega.
O menino de Patos pode até ter carisma de boteco, mas definitivamente não está à altura do cargo que ocupa.
Versão brasileira do filme Curtindo a Vida Adoidado. Estrelando Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados. Numa festa de São João patrocinada pelo governo federal em São João de Patos, na Paraíba, ele bebeu uísque direto na garrafa. pic.twitter.com/fJelmE8eeP
— GugaNoblat (@GugaNoblat) June 22, 2025