Publicidade

Por Joca Peixoto: Bananeiras - A Ilha da Fantasia

Para os mais novos vou explicar aqui o termo ilha da fantasia. 

25/06/2025 às 08h31
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Passei o final de semana em Bananeiras (PB), para aproveitar um pouco a festa junina daquela cidade. Há três anos vou sempre, esse ano estava tudo certo que não iria (por questões financeiras mesmo). Mas, teve um convite de última hora, e lá estava eu novamente. 
 
Bananeiras, sem desrespeitar ninguém, é como diz o ditado: Não é pra quem quer, é pra quem pode! Por isso afirmei no parágrafo anterior que não iria esse ano por motivo financeiro mesmo – não tenho problema em admitir isso.
Esse ano constatei que Bananeiras é mais que um destino junino, um destino turístico. É uma verdadeira Ilha da Fantasia.
 
No início da década de 80 a TV Globo passava um seriado americano chamado A Ilha da Fantasia que descrevia uma ilha onde só iam milionários com o intuito de realizar todas suas fantasias e sonhos e desejos.
 
Bananeiras reflete bem isso na época junina. Se você for um dia sequer e postar uma selfie nas redes sociais, pronto! Desejos e fantasias realizadas!
 
- Ah, eu não vou de jeito nenhum!
- Não me faz falta!
Olha, mentir é feio... rsrsrsrsr
 
Afinal, vale a pena fazer um sacrifício e ir pelo menos uma vez conhecer e ver com os próprios olhos “se Bananeiras é isso tudo mesmo”!
 
Pode ser inclusive um bate-e-volta só para a festa à noite. Não tem problema, tem festa para todos os gostos e bolsos. 
Mas vou avisando, chove todos os dias, várias vezes por dia. Parece até Manaus!
 
A mulherada com seu melhor look, unhas e sobrancelhas feitas e claro, aquela escova no cabelo que não pode ver chuva! Embora elas saibam que irá chover, e muito!
 
Quem fatura muito são os salões de beleza da cidade que praticamente funcionam 24 hs por dia. Uma excelente oportunidade de negócios.
 
Os homens são mais, digamos, despojados nas suas fantasias, ops, nas suas roupas, bermuda e uma polo cai bem durante o dia. À noite, vai com a roupa que seu grau alcoólico escolher. Tudo tranquilo, dentro do scripter. 
 
Ir a Bananeiras, alugando uma casa num Condomínio ou ser convidado para uma festa numa dessas casas, verás o que é uma Ilha da Fantasia.
 
As festas são de uma grandeza extraordinária, parecem ou são, uma demonstração de riqueza, de prestigio, passa a ser uma festa disputada para ver quem leva mais autoridades e/ou personalidades.
 
Uma abundância, que faz sua cerveja Bhrama Duplo-Malte ou seu uísque Black e White sequer sair do coole!  Faz você corar de vergonha, a verdadeira síndrome do vira-latas.
 
Pergunto-me se aquela demonstração de riqueza é natural mesmo, se o cara tem sobrando ou ficará os próximos meses pagando o cartão de crédito.
 
Mas, não. Acho que seja abundância, mesmo que de minha parte reste uma dúvida da origem da riqueza. Uma verdadeira Ilha da Fantasia.
 
Você estaciona seu carro e fica cercado de camionetas, veículos importados e SUVs em abundância, um peixe fora d’água naquele ambiente.
 
- Ah, eu não ligo pra isso!
 
Pode até ser, inclusivo me esforço para isso também. Mas, a realidade é outra. Você chega com seu cooler surrado, seu celular Motorola, sua réplica de copo Stanley, não tem como sentir que aquele ambiente não é feito pra você. 
 
Dito tudo isso, até me preparo quando têm os convites. Mas, não nego, sinto-me muito mais à vontade quando vou à casa de vários amigos que tenho na região, ao boteco do meu amigo Toinho, o Sttylos Bar (até o nome ajuda aos menos abastados), almoçar no Bar do Palmeiras em Solânea, porque, não?
 
Não. Não estou aqui te estimulando a não ir a Bananeiras. Muito pelo contrário. Mas, é possível fazer um roteiro alternativo sem frequentar as grandes festas dentro dos condomínios cada vez mais luxuosos e suas mansões.
 
Conhecer Bananeiras na época junina e seu glamour é sim a realização de um sonho. É poder no mínimo estar como eu aqui testemunhando a visão que tenho da festa e da cidade. A cidade se enfeita para receber você.
Agora, tudo com planejamento financeiro. Quanto custa um final de semana lá? Não deu para ir esse ano, quem sabe ano que vem? Divida o que seria suas despesas esse ano por onze meses e comece a poupar, assim quem sabe no próximo ano não estará na Ilha da Fantasia.
Não vou nem falar das atrações musicais para não parecer muito chato! 
Conheça Bananeiras, faça você mesmo sua programação, seu roteiro, suas festas e divirta-se bastante! A Ilha da Fantasia merece sua visita. 
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Joca Peixoto
Sobre o blog/coluna
Joca Peixoto é economista e contador pela UFPB, com especialização em Educação Financeira pela UNOESTE/SP, aposentado do BB, acumulando passagem em secretarias municipais de Finanças, Receita, Administração e Planejamento no estado da Paraíba. Presidente do Instituto Yunus e sócio da Zain Escritório e Assessoria Econômica e Contábil
Ver notícias
Publicidade
Publicidade